Nunca mais perca vendas online na loja virtual
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Nunca mais perca vendas online na loja virtual

Vender é fundamental para o sucesso das empresas e quando se trata de uma loja virtual, as formas de conversões são totalmente diferentes das abordagens presenciais.

Assim como em uma loja física, uma equipe mal treinada e despreparada pode acabar afastando os futuros clientes do seu negócio. O mesmo acontece com uma loja virtual, onde o site pode apresentar inúmeras falhas que fazem com que usuários com potencial de compra saiam e acabem desistindo.

Em um atendimento presencial existem vendedores que dedicam mais tempo ao fechamento e acabam passando um “ar” ao comprador de que estão “empurrando a venda”.

Ou seja, quanto mais preparado você for, mais eficiente será a conversão de um negócio e tudo de forma natural, sem tentar “forçar a barra”.

Certamente, um dos principais motivos que levam a perda de uma venda presencial é a falta de preparo dos atendentes. Isso traz uma experiência decepcionante para o consumidor, que muitas vezes não volta mais à loja. Agora, pense no mundo virtual, onde simplesmente basta apenas um clique para o internauta sair da sua loja virtual.

Portanto, preparamos este post para que a sua loja virtual seja impecável e atinja a excelência, tanto na qualidade do site, quanto no atendimento do início da venda até o pós-venda.

 

Veja agora, como nunca mais perder vendas online na loja virtual.

Conteúdo deste artigo:

  • Saiba porque acontece a perda de vendas
  • 7 Dicas para não perder mais vendas
  • Como não perder vendas por causa do frete

 

Saiba porque acontece a perda de vendas na loja virtual

Vamos apontar alguns dos principais motivos que ocasionam a maioria das perdas de vendas online.

Aproveite este conteúdo para agregar valor na sua loja virtual e faça um checklist das nossas dicas que você pode melhorar ou adotar, com o intuito de aumentar suas vendas.

Crie um funil de vendas

Inicialmente, a primeira dica para estancar as perdas de clientes é identificar qual modelo de vendas está seguindo. Pois os mesmos princípios não seguem as práticas de poucos anos atrás.

Portanto, conhecer os conceitos e as etapas de um “funil de vendas”, é fundamental para todas as equipes de vendas e ou profissionais que almejam aumentar as vendas e parar de perdê-las.

Um funil de vendas é uma parte da estratégia do Inbound Marketing.

Inbound, em inglês significa “(algo) de entrada”, e Inbound Marketing pode ser traduzido para o português, significando “marketing de atração”. Ou seja, é uma forma de publicidade digital na qual a empresa se promove por meio de postagens em redes sociais, blogs, podcasts, vídeos, e-books, newsletters, whitepapers, SEO, entre outros métodos de marketing de conteúdo.

Então, para que haja uma boa estratégia de vendas, conhecer as etapas do funil é um passo imprescindível. Veja abaixo as três etapas: Topo, Meio e Fundo.

 

Topo do Funil

O topo do funil quer dizer que você precisa angariar o maior número de pessoas que fazem parte do seu público alvo. No caso, sem fazer um “pente fino”.

As formas de conseguir captar essas pessoas, é por meio de um conteúdo de qualidade, que ocasiona em acessos orgânicos. Como também, caso haja recursos, investir em propagandas online e criar boas campanhas para o topo do funil são ótimas maneiras de garantir a prospecção de futuros clientes.

 

Meio do Funil

Quando estamos trabalhando com estratégias de funil de vendas, negligenciar o meio desta etapa pode ser um dos motivos para perder vendas.

Neste ponto a atuação da equipe de marketing e de vendas é conjunta.

No topo do funil o departamento de marketing realiza as ações de atração, enquanto no fundo do funil o departamento de vendas assume para converter as vendas. Ou seja, no meio do funil os setores precisam trabalhar juntos.

A dica aqui é investir em marketing digital, sendo assim, nutrindo seus leads e começando a incentivar compras de maneira natural.

— Utilizar algumas ferramentas pode ajudar muito nessa etapa.

Como por exemplo:

 

  • E-mail marketing:

O e-mail ainda é uma ferramenta indispensável, aquela história de que “o e-mail morreu” é muita falácia. Porém, as formas de utilizar o e-mail marketing muda a cada instante. Existem muitas empresas especializadas em campanhas de e-mail marketing que adotam posturas adequadas e que não configuram SPAM. Garantindo assim uma taxa de conversão bastante convincente.

 

  • Acompanhamento de interação do lead* com a empresa:

Saber como os seus leads estão interagindo é muito importante, pois quando existe a captação juntamente com a produção do conteúdo de qualidade, naturalmente seus leads estarão prontos a interagir com curtidas, comentários, sugestões, etc…

Portanto, acompanhe os passos dos seus leads e dance conforme a música.

 

  • Criar pontuação de leads:

Além do acompanhamento dos leads, criar uma listagem com pontuação dos leads é mais uma das métricas que podem ajudar a levá-los para o fundo do funil e garantir a venda.

 

  • Qualificação de leads:

Para finalizar, a qualificação dos leads é um processo importante, que nada mais é do que segmentar aqueles “prospects” que efetivamente têm probabilidade real de compra, diferenciando-os do restante.

 

*O que são leads?

Leads são futuros clientes que forneceram suas informações, podendo ser: nome, e-mail, telefone… isso em troca de uma oferta da empresa, como por exemplo, um conteúdo exclusivo, desconto especial, etc…

A partir do momento que você conquista um Lead, ele demonstra interesse no seu segmento e provavelmente quer saber mais sobre o que você terá para oferecer.

 

Fundo do funil

Chegamos ao fundo do funil, essa etapa é muito importante, pois neste momento deverá acontecer a venda.

As atividades principais de fundo de funil incluem:

  • Produtos:

Nos produtos, utilizar boas fotos e produzir vídeos demonstrativos, fazem a diferença na hora de fechar uma venda na loja virtual. Afinal, seu cliente está à distância e precisa conhecer melhor o produto. Neste ponto você já terá a atenção do seu cliente, basta apenas demonstrar a qualidade e a excelência para fechar a venda.

  • Garantias:

A garantia é um direito do consumidor, mas oferecer um diferencial neste ponto pode fazer com que a venda seja efetivada. Como por exemplo,uma garantia estendida com desconto.

Cupons, descontos, mimos ou brindes:

Aqui é possível conquistar todos os tipos de clientes. Quem não gosta de um brinde ou desconto?

Faça com que os brindes e descontos da sua loja virtual sejam contabilizados no valor do produto, entretanto não deixe com que encareça o preço final. Basta ser coerente e oferecer algo que tenha haver com seu público.

Para saber mais sobre como aplicar cupons de desconto de forma eficaz, veja aqui

no blog 4 dicas para vender mais na sua loja virtual.

 

7 Dicas para NÃO perder mais vendas

1. Não formular nomes e descrições originais para os seus produtos

Muitas lojas virtuais fazem do “copiar e colar” um aliado na hora de cadastrar os produtos no site. Porém, tal prática acaba se igualando aos demais concorrentes e não há diferencial.

Procure elaborar nomes e descrições voltados para o seu público alvo, lembre-se dos leads e das interações que eles geraram, isso vai te ajudar na hora de criar os textos.

2. Não fazer marketing digital

O marketing digital é fundamental, o famoso ditado “propaganda é a alma do negócio” ainda vigora fortemente. Separe uma parte do seu aporte mensal para investir em publicidade online.

Saiba mais sobre o assunto aqui neste post do blog: 5 dicas definitivas de como divulgar minha loja virtual na internet.

3. Não utilizar fotos profissionais e atrativas

Mais uma vez, muitas lojas virtuais utilizam as mesmas fotos oferecidas pelos fabricantes. Neste ponto, vale a pena investir em uma câmera de qualidade ou um fotógrafo profissional. Também, outro detalhe é se caso seus produtos sejam exclusivos, como por exemplo, artesanatos, onde uma boa foto com uma temática voltada para o seu público alvo faz toda a diferença.

4. Não comunicar os custos de frete

Há ainda algumas lojas virtuais da qual o sistema não oferece o cálculo do frete, ou às vezes não é comunicado mesmo existindo essa possibilidade.

Para saber mais como não perder vendas por causa do frete, veja no tópico abaixo com mais detalhes.

5. Não responder dúvidas dos clientes

Evite ao máximo deixar seus clientes no vácuo, responda de forma individual e dedicada. A utilização de chatbots é muito útil para criar uma comunicação inicial e direcionada. Mas dependendo do caso é você ou a equipe de atendimento que precisa assumir o posto.

— Veja também aqui no blog sobre Checkout Transparente na loja virtual, saiba porque é importante.

6. Não investir no mobile

A loja virtual precisa estar acessível para todas as plataformas, principalmente para o mobile que é onde está a maior parte dos internautas hoje em dia.

Então, tenha um layout responsivo e otimizado para mobile. Diferenciais como carregar a página rapidamente e a navegabilidade intuitiva, certamente vão prender a atenção do usuário sem fazer com que ele desista da navegação.

7. Não vincular a loja virtual ao instagram

O Instagram atualmente é uma rede social que oferece diversos recursos, tanto para usuários comuns e influenciadores quanto para perfis de lojas virtuais. Então, para não perder mais vendas, use ao máximo essa ferramenta gratuita.

Para entender melhor como funciona o Instagram Shopping e também, como você irá aumentar as vendas do seu e-commerce nas redes sociais do Facebook, acompanhe nosso artigo Instagram Shopping: aumente as vendas da sua loja virtual nas redes sociais.

 

Como não perder vendas por causa do frete

O valor do frete pode influenciar diretamente nas vendas, muitos compradores desistem do carrinho quando chegam na hora de calcular.

Tenha em mãos um sistema que possa oferecer mais de uma empresa de transporte, oferecendo assim opções diferentes para os clientes. Assim como no sistema da WD Shop, que oferece: entrega local, Correios (PAC ou Sedex) e Melhor envio (correios e transportadoras).

Outro detalhe importante são as embalagens dos produtos, que dependendo do que será enviado é necessário um cuidado especial. Portanto fique atento para não entregar um produto com “economia” na embalagem, verifique sua margem de lucro e agregue o valor do pacote junto.

Um dos motivos de perdas de vendas na loja virtual em virtude do frete é o tempo de envio, procure oferecer prazos curtos e evite demorar para entregar os produtos para a transportadora escolhida pelo cliente.

Ainda com dúvidas? Então saiba mais sobre como calcular o frete para a sua loja virtual.

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