5 Indicadores para avaliar o desempenho da sua loja virtual
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5 Indicadores para avaliar o desempenho da sua loja virtual

Tempo de leitura: 9 min.

O sucesso de uma empresa se estabelece com um conjunto de boas práticas e uma soma de aplicações, que devem ser utilizadas de forma correta para diferenciação dos demais concorrentes.

Com isso, administrar um negócio, nem sempre é necessário ter um curso superior ou técnico. Porém, conhecer as melhores formas de gerenciamento, com certeza, eleva seu nível e as possibilidades de crescer pessoalmente e financeiramente.

No post de hoje, vamos apresentar 5 indicadores para você avaliar de forma prática e descomplicada o desempenho da sua loja virtual. Acompanhe até o final, pois separamos uma dica bônus especial.

Conteúdo:

  • O que é KPI?
  • Análise de Dados e Gráficos
  • Qual a diferença entre KPI e Métrica?
  • Indicador 1: Lucratividade
  • Indicador 2: Ticket médio
  • Indicador 3: Vendas
  • Indicador 4: Entregas
  • Indicador 5: Custo de aquisição por cliente
  • Bônus: Turnover
  • Conclusão

O que é KPI?

KPI é uma sigla ou acrônimo originária da língua inglesa, com o termo Key Performance Indicator, que na tradução para o português significa, Indicadores-Chave de Performance.

Os KPIs, no entanto, são indicadores que por meio de ferramentas de gestão auxiliam a analisar os dados mais importantes de uma empresa, seja ela física ou virtual.

Portanto, vamos conhecer os principais KPIs que podem ser aplicados na sua loja virtual, permitindo assim, acompanhar em números todos os resultados.

Análise de Dados e Gráficos

Analisar dados e gráficos pode parecer algo complicado ou complexo no início, ainda mais para quem nunca teve contato com esses recursos.

Mas, não é tão difícil quanto parece! A questão está na prática e frequência das análises, uma vez que você entender como obter os resultados finais, basta interpretá-los.

Os gráficos facilitam a visualização dos dados numéricos, que geralmente podem ser integrados automaticamente com os resultados. Uma ótima ferramenta para isso, é o Google Data Studio, que permite converter dados em painéis e relatórios informativos personalizados.

Qual a diferença entre KPI e Métrica?

Primeiramente, você precisa saber que métrica não é a mesma coisa que KPI, existe uma diferença, veja:
Métricas são medidas mensuráveis utilizadas para analisar resultados de processos ou estratégias específicas.

De modo geral, são medidas de desempenho, indispensáveis para tomadas de decisões concretas baseadas em dados.

Os KPIs, como já citamos, são um conjunto de indicadores-chave essenciais para que a sua loja virtual consiga atingir as metas com sucesso.

Indicador 1: Lucratividade

Quando se trata de lucro, logo pensamos em dinheiro no bolso. Ou seja, depois que todas as despesas foram pagas, o que restou é lucro, certo?

Vamos entender melhor dois termos utilizados sobre a lucratividade de uma empresa, o Lucro Líquido e o Lucro Bruto.

Lucro Bruto é toda soma operacional, calculando os custos e despesas até a conversão das vendas.

Lucro Líquido é obtido a partir do lucro bruto, que será a sobra do dinheiro após todas as despesas pagas.

Todavia, você pode calcular os lucros em períodos como mês a mês, trimestre ou até semestre. Muitos empresários se atrapalham com o dinheiro que está entrando e circulando, com o que realmente é a lucratividade.

Utilizar planilhas com os gastos é uma ótima alternativa, não esqueça de colocar os impostos e até mesmo o cafezinho do pessoal, tudo isso representa custos que deve ser repassado ao cliente no preço do seu serviço ou produto.

Indicador 2: Ticket médio

Ticket médio é um indicador da performance de vendas de todo negócio, sendo utilizado para descobrir o quanto cada cliente gasta com seus produtos ou serviços.

O termo em inglês é conhecido como Average Ticket Price, comumente referenciado apenas pela abreviação ATP.

A palavra “médio” empregada neste termo, quer dizer o quanto um cliente gasta em média com seus produtos ou serviços.

Para saber o ticket médio, leva-se em conta o total das receitas obtidas nas vendas e o número de clientes que compraram em determinado período. Com os dados em mãos, é possível calcular a média de valores.

Caso você descubra que muitos clientes têm comprado de você, porém gastado pouco em cada conversão, pode significar que seus produtos ou serviços não estão despertando interesse dos consumidores, bem como, as soluções oferecidas agregam pouco valor ao seu faturamento.

Quer aumentar o seu ticket médio? Então, saiba mais como tornar sua loja virtual mais confiável para seus clientes, neste post.

Indicador 3: Vendas

Saber o que está vendendo é um indicador-chave para qualquer empresa, independente do segmento.

Muitas vezes, a preocupação fica diretamente focada no estoque de produtos ou tipo de serviço com maior valor agregado.Porém, deve-se utilizar alguma forma de mensurar as vendas, seja manual ou automatizada.

No caso de uma loja virtual, muitos sistemas utilizam a automatização para reportar as vendas. Sendo assim, tenha em mente que estes dados são extremamente valiosos para saber o que está sendo vendido ou o que já foi vendido em determinado período.

Aposte no Marketing de Conteúdo para aumentar as vendas da sua loja virtual, veja aqui neste post.

Indicador 4: Entregas

Este indicador pode ser um pouco abrangente, pois vale tanto para entrega final de um serviço, quanto para entrega de um produto via Correios, transportadora ou entregador particular.

No caso, de serviços a entrega representa o quão satisfeitos ambas partes estão após o fechamento. Para isso, você pode realizar uma pesquisa de satisfação com o cliente e também, fazer uma análise crítica do tempo gasto e qualidade da prestação do serviço.

Com relação a uma loja virtual de produtos, você deve se preocupar com a qualidade da embalagem do pacote e formas de envios. Assim como, utilizar pesquisas de satisfação via email ou WhatsApp.

Confira boas práticas de envio neste post aqui no blog.

Indicador 5: Custo de aquisição por cliente

Para finalizar nossos 5 principais indicadores de avaliação de desempenho para sua loja virtual, vamos saber o que é o CAC.

O Custo de Aquisição de Clientes, mais conhecido pelo acrônimo CAC, é o resultado da soma dos investimentos realizados em marketing ou publicidade e vendas, dividida pelo número de clientes obtidos em um determinado período.

Sem dúvidas, é uma importante métrica essencial para mensurar a saúde financeira de toda empresa.
Investir em propaganda é a alma do negócio, mas saber o quanto está sendo gasto e quanto seu cliente está gastando, faz toda a diferença na tomada de decisões orçamentárias.

Saiba mais sobre o Google meu negócio: Sua loja virtual nas buscas do Google de forma gratuita.

Bônus: Turnover

Separamos uma dica bônus que se aplica como indicador para empresas que contam com colaboradores, sejam eles contratados ou não.

Turnover é um termo em inglês que, no meio empresarial, significa rotatividade de pessoal.

É um indicador que aponta a quantidade de pessoal que se desliga da empresa, fornecendo métricas abrangentes e também, da forma que a seleção de pessoal está sendo realizada.

Um alto índice de rotatividade de pessoal, pode apresentar diversos problemas como falta de interesse na cultura da empresa, baixa remuneração, más condições de trabalho, entre outros pontos negativos.

Além disso, toda vez que um novo funcionário ingressa, existe um período de adaptação e aprendizagem, que pode gerar atrasos e custos desnecessários.

Conclusão: quantos indicadores de desempenho usar?

Avaliar sua loja virtual através dos indicadores citados neste post, certamente fará com que seu negócio decole. Apesar de existirem muitos outros KPIs, que também podem fazer parte da sua rotina, porém, cada caso é um caso.

Veja quais são os mais adequados de acordo com a sua necessidade e aplique da melhor forma possível.

Analisar os indicadores e tomar as decisões corretas é o grande segredo do sucesso.

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