Como tornar sua loja virtual mais confiável para seus clientes
Compartilhe:

Como tornar sua loja virtual mais confiável para seus clientes

Tempo de leitura: 6 min.

 

A segurança digital é um assunto que está em alta, pois os cibercriminosos estão cada vez mais audaciosos. No post de hoje, vamos ver algumas dicas de como tornar sua loja virtual mais confiável para seus clientes.

 

Vender online já faz parte do cotidiano de muitas marcas, para isso, é necessário se destacar neste mercado acirrado e concorrido. Um dos principais motivos que faz o consumidor comprar é se sentir seguro na loja virtual.

 

Uma loja física precisa estar dentro de diversas normas de segurança para atender o público. Assim como, em uma loja virtual o cliente deve sentir-se seguro ao navegar.

 

Conteúdo:

  • Atendimento humanizado
  • Certificados de segurança
  • Reputação na internet
  • Provas sociais
  • Redes sociais
  • Hospedagem e firewall

 

Atendimento humanizado

 

A automação é uma tecnologia incrível, os chatbots conseguem atender 24 horas, sem deixar o cliente esperando por uma resposta.

 

Utilizar chatbots em uma loja virtual é muito útil, mas quando um cliente precisa de atendimento personalizado, ter uma pessoa disponível faz a diferença, passando confiança.

 

Por isso, mantenha um horário comercial para o atendimento humanizado. Sem dúvida, quando o cliente é bem atendido e tem as dúvidas respondidas, as chances dele realizar as compras aumentam.

 

Outra dica é ter na sua loja virtual uma área de Serviço de Atendimento ao Cliente ou SAC. Veja neste post aqui do blog, 10 exemplos de perguntas prontas para o SAC da sua loja virtual.   

 

Certificado de Segurança

 

Em uma loja virtual o certificado de segurança é fundamental. Sabe aquele ícone de cadeado que aparece antes do endereço no navegador? 

 

Pois bem, ele mostra que o site possui um protocolo de segurança, HTTPS.

 

Boa parte dos internautas já estão atentos quanto a isso, pois sem o certificado as informações inseridas na loja virtual não estão sendo criptografadas, o que torna um ponto crítico de vulnerabilidade.

 

O próprio Google recomenda fortemente o certificado de segurança, tanto que desde agosto de 2019 não exibe mais sites em seu resultado da busca caso o site não tenha HTTPS.

 

Aqui na WD Shop, nossa plataforma de loja virtual possui todos os protocolos de segurança, trazendo confiabilidade e oferecendo uma ótima experiência ao usuário.

 

Para saber mais sobre o assunto, sugerimos que você leia todo este post aqui do blog:

O que é um domínio na internet e qual importância para sua loja virtual 

 

Reputação na internet

 

Uma prática bem comum entre os consumidores digitais, é pesquisar sobre a reputação da marca na internet antes de realizar a primeira compra na loja virtual.

 

Existem diversos sites e fóruns, que funcionam como um centro de reclamações. Sendo que o mais conhecido deles no Brasil é o Reclame Aqui. Onde mais de 92% dos consumidores usam o site para pesquisar a reputação de uma empresa antes de fazer uma compra.

 

Portanto, mantenha sempre a imagem da sua loja virtual com uma boa reputação na internet. Caso aconteça de um cliente ficar insatisfeito e reclamar publicamente, tente corrigir a situação o mais rápido possível.

 

Provas Sociais

 

As provas sociais aumentam a credibilidade e confiança da sua loja virtual, uma vez que, os clientes mostram publicamente a experiência da compra com comentários, feedback e avaliações.

 

Apresentar provas sociais nas páginas dos produtos, amplifica as chances de venda, pois faz com que o cliente saiba a opinião das outras pessoas.

 

São diversas formas que você pode estimular as provas sociais. Primeiramente e mais importante, é deixar o seu cliente satisfeito com a compra e o produto.

 

Envie um email no pós-venda pedindo para o cliente avaliar seu atendimento, também, uma mensagem via WhatsApp ou SMS.

 

Na sua loja virtual é importante ter um sistema que ofereça para o usuário uma área para feedback, avaliações em forma de pontuação ou estrelas, botões de curtir ou descurtir, entre outras formas de provas sociais.

 

Veja também: 8 formas de se relacionar com clientes e visitantes da sua loja virtual.

 

Redes Sociais

 

As redes sociais são uma combinação de reputação na internet, provas sociais e ainda aproximam o relacionamento entre cliente e empresa.

 

Atualmente, é muito importante ter perfis em diferentes redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, entre outras.

 

Entretanto, não basta apenas criar uma conta, é necessário produzir conteúdo de qualidade com postagens que divulguem e mantenham sua marca sempre em evidência. 

 

Jamais deixe um usuário “no vácuo”, ou seja, sem resposta, pois a interação é a essência das redes sociais.

 

Mantenha as redes sociais sempre atualizadas e aponte os links dos perfis na sua loja virtual, isso também passa credibilidade e confiança para o cliente.

 

Hospedagem e Firewall

 

Para finalizar as nossas dicas de como tornar sua loja virtual mais confiável para seus clientes, vamos entrar em uma parte mais técnica sobre a hospedagem e a utilização de um firewall.

 

Todo site na internet precisa de uma hospedagem para manter seus arquivos e disponibilizá-los à web. Portanto, contratar um serviço de qualidade traz segurança para você, proprietário da loja virtual, como também para o usuário.

 

Isso porque, boa parte dos ataques de cibercriminosos acontecem por meio de falhas na  hospedagem, que pode estar desatualizada ou não possuir boas práticas de segurança digital.

 

Outro recurso que aumenta ainda mais a segurança contra ataques virtuais, é a utilização de um bom serviço de Firewall. Que funciona como uma camada de proteção para a sua loja virtual.

 

A WD Shop prioriza a segurança digital, preocupando-se em manter a plataforma da loja virtual sempre atualizada com o que há de mais moderno e de última geração. Utilizando  proteção de dados hospedados em servidores nacionais e também o melhor serviço de Firewall disponível no mercado.

 

Conclusão

 

Tornar sua loja virtual mais confiável para seus clientes, certamente aumentará as vendas, trazendo uma experiência agradável e segura para todos.


Se você está com sua loja virtual desatualizada, sem passar confiança para o cliente, mude agora mesmo para a plataforma da WD Shop!