O que é um domínio na internet e qual importância para sua loja virtual
Compartilhe:

O que é um domínio na internet e qual importância para sua loja virtual

Tempo de Leitura: 11 min.

Um domínio na internet pode parecer uma coisa simples, mas existem algumas diferenças e especificações técnicas que você precisa entender antes de registrar o nome da sua loja virtual.

Vamos ver neste artigo tudo que é preciso para obter melhores resultados e que fazem toda a relevância na hora de encontrar sua marca online.

Conteúdo:

  • A história do WWW

  • Diferença entre URL, Domínio e Site

  • Disposições legais

  • A importância do Domínio para sua loja virtual

  • 4 Dicas para criar Domínios otimizados e personalizados para sua loja virtual

 

A história do WWW

Inicialmente a comunicação em rede entre computadores era exclusivamente utilizada para fins militares e acadêmicos. 

Na década de 80, os protocolos de redes já estavam melhor estruturados e também sendo adotados em grandes empresas.

Eis que um britânico, físico e cientista da computação, hoje conhecido como “pai da internet”: Tim Berners-Lee, teve a brilhante ideia em 1989, de unir os protocolos de redes da internet com hipertextos.

Os hipertextos, são links e palavras estruturadas de modo que uma máquina conectada a uma rede é capaz de compreender. Diferente de uma linguagem de programação que é desenvolvida em padrões de codificação binária.

Com isso, Tim Berners-Lee criou a World Wide Web ou WWW, que se traduzida ao “pé da letra” para o português, ficaria algo como: Larga Rede Mundial. Mas, nós a conhecemos como: Rede Mundial de Computadores.

Diferença entre URL, Domínio e Site

 

Um dos grandes desafios em comum para muitas pessoas que estão iniciando um negócio na internet, é entender ou lidar com diversos termos técnicos.

Uma das primeiras a ser considerada deve ser o Registro de Domínio, para que assim obtenha-se um endereço do site.

 

Parece confuso, afinal se tratam de conceitos complementares. Entretanto, não são a mesma coisa, mas estão todos interligados.

 

Vamos ver abaixo quais são as diferenças entre URL, Domínio e Site:

 

URL

O URL é um acrônimo em inglês para Uniform Resource Locator, que traduzido para o português significa Localizador Uniforme de Recursos.

 

Estruturalmente, um URL é composto, basicamente, por 5 elementos:

 

  1. Scheme

  2. Subdomain

  3. Top-level domain

  4. Second-level domain

  5. Subdirectory

 

Scheme

Scheme é o protocolo usado por servidores web para que qualquer página possa ser acessada.

A ordem do Scheme no URL sempre antecede o domínio. Os protocolos mais usados no mundo são: “http://” e o “https://”.

O HTTP é um acrônimo em inglês para "Hypertext Transfer Protocol”, que pode ser traduzido para: Protocolo de Transferência de Hipertexto. Enquanto o HTTPS tem a adição da letra S no final, representando o “Secure”, de segurança. Onde vemos um ícone de um cadeado ao lado do endereço do site no navegador.

 

 

wdshop-plataforma

 

 

Há alguns anos, o https costumava ser usado apenas em sites de bancos ou lojas virtuais garantindo uma camada de proteção, mantendo os dados confidenciais. Como também, era muito caro manter esse protocolo, o que hoje em dia está bem mais acessível, em questão de valores.

 

Atualmente o Google e outros buscadores, são amigáveis com sites que mantém o https, os relevando nas buscas. Então é extremamente importante adquirir um serviço que ofereça a segurança do Scheme https.

 

Outro fator que influencia o uso do protocolo Scheme apenas com http, é quando o usuário acessa pela primeira o seu site e os navegadores alertam que não é seguro.

 

Portanto, se você está em site de loja virtual e não há a camada de proteção do protocolo HTTPS, muito cuidado! Pois as informações inseridas ali, não estão sendo criptografadas, o que torna um ponto crítico de vulnerabilidade.

 

Agora, se o site é apenas um blog ou que só contém informações institucionais, não há com que se preocupar durante a navegação.

 

O problema é quando não há o https e você inserir dados sensíveis como cartão de crédito, nome completo, etc…

 

Subdomain

Subdomínio, ou no termo em inglês Subdomain, é o nome no URL que antecede o top-level domain.

 

O Subdomínio aparece sempre separado por um ponto, embora possa causar uma impressão de que seja um site diferente. Veja no exemplo abaixo:

 

dominio-para-loja-virtual

 

Top-level domain

Chegamos no “recheio do bolo”, o Top-level domain ou também usado na sigla TLD, é a principal parte da URL. É especificamente o nome do seu site.

Como por exemplo, o nosso URL https://www.wdshop.com.br, onde o TLD é wdshop

Por isso, o TLD deve comunicar efetivamente o nome da sua loja virtual. Sempre que possível utilizando poucas palavras ou siglas, outra estratégia é usar o próprio nome, o que é uma tática de marketing pessoal, como também pode ser uma frase de efeito baseada em uma nova campanha.

 

Saiba mais sobre como criar um domínio ideal para sua loja virtual, no tópico abaixo sobre a importância de um domínio.

 

Second-level domain

Mais conhecida como extensão do domínio, o second-level domain é o que vem após o top-level domain. Por exemplo:

  • .com
  • .com.br
  • .org
  • .edu

 

Essa parte envolve a função de segmentação, onde determina o objetivo do site ou região.

Atualmente existem diversas extensões disponíveis, cada uma tem um valor diferente para se registrar e comprar.

Se a intenção de vendas da sua loja virtual é para o Brasil, utilizar o .com.br é o mais indicado.

 

Subdirectory

Para finalizar as partes que compõem uma URL, chegamos no Subdirectory ou subdiretório em português. Que representa as páginas internas do seu site.

Diferente do subdomain que aparece na frente e é separado por um ponto, o subdiretório é separado pela barra “/”. Geralmente utilizado para designar as páginas de produtos da sua loja virtual, contato, sobre…

Como no exemplo do nosso blog, veja a URL:

 

dominio-de-site

Domínio

Depois de uma longa explicação técnica sobre as partes do URL, é muito importante que você tenha entendido. Assim, fica fácil saber o que é o Domínio.

 

Pode-se dizer que Domínio é o nome de um site, simples assim.

 

De forma geral, é tudo o que compõe uma URL. Veja alguns exemplos:

 

 

Site

 

O Site é todo conjunto da obra e pode ser dividido em três partes.

 

  1. Domínio: que é o endereço de acesso. 

  2. Arquivos: fazem com que o seu site seja interpretado pelos sistemas e apareça na internet de forma visual.

  3. Hospedagem: é onde ficam os arquivos disponíveis para a rede.

 

Portanto, sempre que falamos em site, já temos uma visão completa, como uma empresa, loja virtual ou informações disponíveis em um só lugar.

 

Disposições legais

 

Para se obter um domínio personalizado é necessário comprá-lo e existem diversas formas de fazer isso.

Com o serviço da WD Shop você não precisa se preocupar com essa parte, pois a sua loja virtual é entregue toda pronta. A equipe da WD Shop ainda ajuda na verificação da disponibilidade e realiza o registro do seu domínio, tudo com a maior segurança e agilidade.

Entretanto, o site registro.br é o departamento responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios .br, como também é possível realizar consultas se o domínio está disponível para compra.

Os domínios podem ser registrados por pessoa física CPF, ou jurídica CNPJ. Uma vez que você é dono de um ou mais domínios, todo evento que possa vir causar algum prejuízo para terceiros, o mesmo será responsabilizado.

 

A importância de um Domínio para sua loja virtual

 

Muitas marcas famosas surgiram na internet sem precisar de um espaço físico para atendimento ou para realizar vendas. Apenas um nome certo para a busca certa.

Escolher um nome para uma loja virtual não é uma tarefa simples, ainda mais nos dias de hoje que é difícil encontrar um bom domínio .com.br disponível.

Faça um desafio, acesse o site registro.br e vá em “pesquisar domínio”, pense em algo legal que poderia ser o nome de um site qualquer. Provavelmente já esteja registrado, sem mesmo o site estar online.

Isso acontece, porque empresas especializadas compram milhares de domínios que podem se valorizar de acordo com as palavras-chave. 

Então, se você pensar em um nome para sua loja virtual e já estiver registrado, ele pode estar à venda e dependendo do domínio pode valer uma fortuna.

Portanto, quando escolher seu domínio para registro e ele estiver disponível, com o passar dos anos a tendência é ganhar relevância e valorização de mercado.

 

4 Dicas para criar Domínios otimizados para sua loja virtual  

 

Separamos 4 dicas para sua loja virtual ser lembrada facilmente, além de relevar nas buscas do Google.

Dica 1 - Nicho no Domínio

É importante que o nome do seu Domínio esteja de acordo com o que você pretende vender na loja virtual.

 

Ficaria estranho e confuso, tanto para o usuário quanto para as ferramentas de buscas se o nome do site fosse, por exemplo, “vendasdefloresonline.com.br” e você estiver vendendo celulares.

 

Dica 2 - Friendly URL

Site com friendly URL, ou URL amigável são indispensáveis atualmente. Significa que é necessário ter palavras compreensíveis no domínio, como também no Subdirectory.

 

Muitos sites desatualizados, continuam com as extensões aparecendo números e caracteres especiais, o que dificulta nas buscas. Além disso, prejudica na indexação do Google colocando o site com pouca relevância nas buscas.

 

Mas pode ficar tranquilo, o sistema da WD Shop utiliza o que há de mais moderno para gerar suas páginas de produtos com URLs amigáveis, facilitando assim as buscas. Por exemplo:

 

https://www.sualojavirutal.com.br/seuproduto

 

Dica 3 - URL Curta

Aqui, estamos falando sobre o URL da sua loja virtual, não confunda com as ferramentas de encurtador de URL.

 

Como no exemplo da dica 1, ter um url amigável e curto passa uma impressão melhor para o usuário, como também para os robôs que rastreiam o seu site a fim de relevar as buscas.

 

Dica 4 - Compartilhamento de Links

 

Primeiramente, Link é uma URL que está sendo compartilhada, ou simplesmente uma ligação ou redirecionamento para um site.

 

Dependendo do que você estiver vendendo na loja virtual, o Subdirectory pode ficar um pouco extenso e na hora de compartilhar em uma rede social ocupa um espaço desnecessário.

 

Agora sim, estamos falando das ferramentas encurtador de URL. Existem várias disponíveis de graça e algumas ainda mostram métricas.

 

Conclusão

 

Basicamente, as informações necessárias para entender o que é o domínio de um site e qual a importância para sua loja virtual estão disponíveis aqui neste artigo.

Se você ficou com alguma dúvida, faça uma pergunta nas nossas redes sociais no Facebook ou Instagram. Ah, aproveita para seguir, curtir e acompanhar nosso conteúdo por lá.