5 dicas para criar o logotipo da sua loja virtual
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5 dicas para criar o logotipo da sua loja virtual

Tempo de leitura: 7 min.

No post de hoje separamos 5 dicas para criar o logotipo da sua loja virtual. Criar um logotipo parece ser uma tarefa difícil, principalmente para quem está pensando em começar um negócio ou mudar o visual da empresa.

Então a partir de agora, para descomplicar esse processo, saiba como obter um logotipo impactante e diferenciado para se destacar no mercado.

Conteúdo:

  • Logo ou logotipo?
  • Qual é a importância do logotipo para sua loja virtual
  • Como criar um logo para sua loja virtual?
  • Briefing
  • Personalização
  • Deixe as cores por último

 

Logomarca ou logotipo?

Muitos dizem que logomarca e logotipo são a mesma coisa, mas não são. Entenda o termo correto para não cometer mais este erro.

Logotipo é uma representação gráfica de uma empresa, composta por logo+tipo, ou seja conjunto de símbolo(conceito) + tipografia(texto).

Logomarca é um termo considerado incorreto e redundante por profissionais de marketing e publicidade pois o termo "logo" vem do grego e significa conceito, o termo "marca" vem do germânico "marka" que possui o mesmo significado do termo "logo".

Agora entendemos que o logotipo é a forma correta e ela é composta por um símbolo e uma tipografia que é o nome da sua empresa.

1. Qual é a importância do logotipo para sua loja virtual

Quando estiver idealizando o logotipo, lembre-se que o mais importante é o seu público.

Imagine qual será a reação deles ao se depararem com a imagem. O que eles entenderão do design?

Afinal, o logotipo é uma representação gráfica da sua empresa, que carrega uma grande responsabilidade, tais como: simbolizar a marca em e-mail marketing, sites, redes sociais, embalagens, entre outros.

A escolha de cores, formas e imagens diz muito sobre seu negócio. Quando a empresa faz uma boa construção do posicionamento da marca, a presença do logo num produto, num anúncio ou num comunicado confere confiança e reconhecimento, o que pode significar mais vendas.

2. Como criar um logo para sua loja virtual?

Existem algumas opções para criar seu logotipo, tudo vai depender do seu conhecimento sobre o assunto ou também, de quanto você terá de investimento.

2.1. Fazer você mesmo

Criar um logotipo utilizando programas específicos, é uma tarefa que exige experiência. Apesar de existirem diversos sites gratuitos que oferecem modelos de logotipo para edição, ou também criar a partir do zero, sem precisar de muita prática. Os mesmos deixam a desejar por alguns motivos técnicos.

É muito comum que o arquivo do logotipo gerado por estes sites gratuitos, não apresente uma boa qualidade e contenham as aplicações para realizar diversos materiais como uma tag, sacola, bordado, entre outros.

2.2. Contrate um profissional

Neste caso, contratar um profissional vai depender das suas condições orçamentárias. Às vezes é necessário, principalmente se você não tem noção nenhuma de design e está sem tempo para estudar e fazer seu próprio logotipo.

Lembre-se do ditado: “o barato sai caro!”, uma vez que, criar um logotipo fora dos padrões pode gerar um custo extra, tendo que refazê-lo.

Para te ajudar nessa etapa, a equipe de designers da WD pode ser a melhor opção. Pois, ao contratar um site ou loja virtual, você pode contratar junto a criação do seu logotipo, economizando seu tempo.

Portanto, para não ter dor de cabeça no futuro, contratar um profissional com conhecimento e experiência para criar seu logotipo é sem dúvida o caminho certo.

Saiba também quais os custos para se ter uma loja virtual, neste post.

3. Briefing

O briefing é uma das etapas mais importantes do processo de criação de um logotipo.

Para realizar o briefing, é necessário ter as informações corretas em mãos da empresa.

Por isso, obtenha tudo o que for importante e organize as ideias. Como a proposta da marca, produtos/serviços oferecidos, audiência e público alvo são pontos-chave na criação de um logo eficiente.

4. Personalização

A personalização do logotipo é uma etapa crucial, pois envolve diversos elementos que podem fazer toda a diferença em um pequeno detalhe.

 

Logotipo correta - Logotipo  errada

 

Abaixo separamos uma lista de tópicos que devem ser considerados na hora de criar o logotipo para sua loja virtual:

  • Excesso de opacidade
  • Excesso de fontes
  • Ícones desproporcionalmente grandes
  • Um slogan maior que o nome da sua empresa
  • Elementos longe demais uns dos outros
  • Elementos perto demais uns dos outros
  • Usar fontes e cores que não traduzem o estilo da sua marca
  • Excesso de elementos que fica difícil de entender
  • Aplicações na horizontal ou vertical
  • Versão negativa e positiva
  • Deixar muito semelhantes a marcas existentes
  • Usar fotos em vez de elementos vetorial

Fique atento nestes detalhes e tente manter os elementos harmônicos, sempre pensando no público alvo que será impactado com ao ver o logotipo.

Veja também aqui, como nunca mais perder vendas online na sua loja virtual.

5. Deixe as cores por último

Apesar de importantes, as cores podem ser decididas numa última etapa.

Foque na construção do desenho, ou simbologia e sua representatividade ou significado.

Depois, como uma etapa complementar, escolha a cor ou as cores que façam mais sentido à sua marca.

Por isso, estude o significado das cores e as possíveis relações que elas possam ter com a empresa ou área de atuação.

Pesquise no Google sobre o termo "Guia Emocional das Cores", ou clique aqui para o resultado da busca.

É um gráfico que contém as cores que impactam no emocional das pessoas, além de ter também exemplos de algumas marcas que utilizam esse recurso.

Conclusão:

Depois das 5 dicas para criar o logotipo da sua loja virtual, ficou mais fácil se destacar e fazer com que as pessoas saibam de qual empresa se trata, apenas com uma imagem.

Basta lembrar da maçã mordida, que você já sabe de qual marca estamos falando.

Então, mãos à obra e sucesso na criação de sua logo ou na reformulação de uma já existente.

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