Quais os custos para eu ter uma loja virtual?
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Quais os custos para eu ter uma loja virtual?

Tempo de leitura: 9min

Em pleno 2021, quando em tempos de pandemia a internet se mostrou ainda mais necessária no processo de modernização dos negócios, se você, empreendedor, ainda não aderiu ao e-commerce, provavelmente está perdendo dinheiro. Agora, se você é do tipo antenado, sabe que há diversas vantagens em vender pela internet, não quer perder tempo e já está pensando em criar a sua loja virtual, nós estamos aqui para te ajudar. Neste artigo, vamos te auxiliar a descobrir quais são os custos para ter uma loja virtual.

É comum que uma das primeiras dúvidas de quem pensa em vender pela internet esteja relacionada ao investimento necessário para apostar nesse modelo. Se essa também é uma curiosidade sua, continue lendo!

Afinal, quais são os custos de ter uma loja virtual?

A primeira resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque calcular os custos iniciais para criar e manter uma loja online pode variar de acordo com alguns fatores, os principais deles são o tamanho da loja e o tipo de projeto que você está buscando desenvolver. 

Nesse caso, quando falamos em tamanho da loja, nos referimos ao porte do seu negócio, que é definido por critérios como faturamento anual, quantidade de colaboradores, e os tipos de tributos a pagar.  Assim, ao mensurar o porte do empreendimento já é possível visualizar os primeiros custos.

Para identificar a faixa empresarial em que o seu comércio se encaixa, é preciso saber em qual desses regimes a loja é ou ou será inscrita:

 

  •  Microempreendedor Individual

Caso você regularize sua empresa como Microempreendedor Individual (MEI), quer dizer que seu comércio deverá funcionar de forma independente. Este tipo de regime é bastante procurado por pessoas que optam pelo trabalho autônomo. O faturamento anual não poderá ultrapassar os R$81 mil.

Registrar-se como MEI é uma boa alternativa se você é iniciante no mundo do empreendedorismo virtual. Como MEI, é permitido ter apenas um funcionário.

 

Leia também: Como abrir um MEI para sua loja virtual?

 

  • Microempreendedor

Uma outra categoria tributária na qual o seu comércio pode estar encaixado é na de Microempreendedor (ME). Nessa faixa, o faturamento deverá ficar entre R$81 e R$360 mil. As microempresas são autorizadas a ter um quadro de até 9 funcionários para segmentos de comércio e serviços. 

 

  • Empresa de Pequeno Porte

Por sua vez, as Empresas de Pequeno Porte (EPP) são aquelas que têm a receita máxima anual de R$ 4,8 milhões, podendo empregar até 49 colaboradores nas áreas de comércio e serviços. Criar uma loja virtual para um negócio que se encaixe nesta categoria é algo que precisa ser bem planejado, tendo em vista que se trata de um aporte maior. Embora vender pela internet tenha muitas vantagens, como qualquer outra modalidade de negócio, é preciso planejamento e estratégia para ter um bom retorno.

A inscrição em qualquer um dos três principais regimes tributários faz parte do processo de regularização da sua loja, desde a inclusão no CNPJ. Sabendo em qual dessas faixas a loja está ou será incluída, você também deve contabilizar os custos dessa formalização à conta final para saber a estimativa de investimento necessário

Agora que você sabe um pouco mais sobre a fase de regularização da sua loja virtual e como isso influencia nos custos, vamos às próximas considerações.

Passo a passo para ter uma loja na internet

Antes de pensar na loja propriamente dita, é preciso estar ciente de alguns outros fatores imprescindíveis para colocá-la em pleno funcionamento. Todos eles, de uma forma ou outra, irão impactar nos custos do seu negócio. 

  • Planejamento


Entre os aspectos mais importantes está o planejamento. Isso porque, como já dissemos, além do porte da empresa, outro aspecto que influenciará na contabilização dos custos da sua loja online é o tipo de projeto que você pretende desenvolver. Isso significa que a complexidade do seu projeto vai ajudar a definir quanto investimento será necessário para tirá-lo do papel. Por isso, o momento de planejar como será a sua loja virtual é importante. Tenha em mente que quanto mais elaborada for a sua ideia de projeto, mais custos você terá. 

Leia também: Saiba o que precisa antes de abrir uma loja virtual

 

  • Estrutura 

 

Pense também que, embora a sua loja funcione num espaço digital, os produtos que você vende provavelmente precisarão de um espaço físico para armazenamento ou até mesmo confecção. Esse custo não pode ser esquecido. No entanto, vale considerar que a depender da quantidade e do tipo dos itens comercializados, é possível que eles fiquem depositados até na sua casa, anulando os gastos em relação ao armazenamento. 

 

  • Escolha uma plataforma 

Enfim, seguindo para um dos pontos mais importantes do processo de criação da sua loja virtual, chegamos no momento de escolher a plataforma na qual ela será hospedada. Para fazer a escolha mais adequada, pense nessa plataforma como o “lugar” onde a loja acontece. 

 

É nesse espaço que você irá se conectar com os clientes e oferecer os seus produtos. Por isso, busque os serviços de uma plataforma de confiança, que ofereça a possibilidade de navegação fácil e atrativa, segurança de dados, facilidade para cálculo do frete e transparência em todo o processo de compra. Dar atenção a esses fatores trará credibilidade ao seu negócio.

 

Além disso, procure quem ofereça suporte de fácil acesso e tenha um atendimento personalizado à sua disposição para qualquer dúvida. Nesse momento, mesmo que o seu planejamento não esteja 100% fechado, há também empresas que te auxiliam no processo de aprimoramento da sua ideia de loja virtual.

Um outro ponto interessante é que, dependendo da plataforma, você ainda pode contratar serviços adicionais como o de registro de domínio. O domínio é a identificação do comércio na internet. O nome pelo qual os clientes irão localizar sua loja. Então, acrescente na lista o custo de contratação de uma empresa profissional e especializada, que garanta o bom funcionamento da sua loja virtual.

Anotou tudinho aí? Esses são os principais aspectos que você deve considerar na hora calcular os custos para ter uma loja virtual. Mas é claro que essa é uma forma inicial de mensurar o seu investimento. Ainda existem outros critérios bastante relativos que você deve considerar, entre eles, o investimento (necessário!) em marketing digital, e custos operacionais relacionados a logística e a contratação de pessoal, por exemplo. Esses últimos fatores são muito particulares de cada tipo e tamanho de negócio. Não esqueça de incluí-los na contabilidade. 

 

Plataforma WD Shop

 

Agora que você já leu as dicas que vão ajudar a calcular os custos para criar sua loja virtual e com certeza está convencido de que o comércio eletrônico é uma boa alternativa para modernizar e alavancar o seu negócio, te convidamos a conhecer a plataforma WD Shop. 

 

Com a WD Shop você oferecerá aos seus clientes a transparência, segurança e o atendimento eficiente e humanizado que eles merecem. Capaz de oferecer todos os quesitos necessários à credibilidade da sua loja virtual, ela é ideal, seja para quem está começando ou para quem já tem experiência no empreendedorismo virtual. São três planos para você escolher qual se encaixa melhor na sua ideia de negócio. Clique aqui e conheça a plataforma que vai hospedar a sua loja virtual e acompanhar o seu sucesso nas vendas. 

 

 

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Escrito por RC Marketing Digital