WDSHOP - Saiba o que precisa antes de abrir uma loja virtual
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WDSHOP - Saiba o que precisa antes de abrir uma loja virtual

Tempo de leitura: 9 min.

 

Existem muitos caminhos para se começar uma loja virtual, mas antes você precisa saber quais são os passos básicos. Saiba neste artigo, o que é preciso antes de abrir uma loja virtual.

Hoje em dia, na internet é possível encontrar todos os tipos de comércios online, dos mais variados produtos, segmentos e estilos. Com tamanha concorrência e as diferentes opções do comércio, para você ter uma loja virtual que se destaque, é imprescindível desenvolver estratégias para o seu negócio, planejamento e principalmente inovação para se destacar no mercado digital.

São inúmeros fatores necessários para abrir uma loja virtual. Porém, existem alguns estágios iniciais que irão fazer toda a diferença no desenvolvimento do seu negócio.

Separamos 7 dicas que você precisa saber antes de abrir uma loja virtual, e fica até o final que tem uma dica bônus, confira abaixo:

 

1. Descubra seu nicho de mercado

Primeiramente, nichos de mercado, nada mais são do que segmentos de algum determinado público, onde você como vendedor precisa descobrir as necessidades e particularidades de cada um.

Vejamos que em um segmento de alta competitividade, ter um nicho de mercado muito bem definido faz o seu negócio ser assertivo e vender mais online.

Uma dica é optar por criar uma loja virtual com produtos de um segmento só, assim você pode se especializar em uma área e investir para se tornar referência.

Por exemplo, ao invés de um abrir e-commerce de eletrônicos diversos, pense em algo voltado para o mercado gamer, ou mobile, por exemplo.

A ideia aqui, é começar focado em apenas um público alvo, com um segmento e produtos específicos. Esse tipo de estratégia geralmente é muito boa para se começar um negócio pequeno e ainda oferecer um ótimo atendimento personalizado.

O maior diferencial de segmentação, é onde você consegue destaque e competir com grandes lojas não pelo preço, mas pela exclusividade de seus produtos.

No momento que você já tiver definido o nicho de mercado, é hora de buscar bons fornecedores.

Quer saber mais sobre como conseguir fornecedores de produtos importados, como encontrar no Brasil e na internet? Veja aqui no blog.

 

2. Plataforma da Loja Virtual

Outro ponto importante, é a plataforma de hospedagem e sistema do seu site. Pois, considerando que é uma loja virtual, precisa ter primeiramente um sistema seguro para que as pessoas se sintam à vontade em navegar e comprar.

É preciso ter familiaridade com a plataforma da sua loja virtual, portanto procure uma que seja fácil e prática de utilizar, onde você possa contar com um suporte de qualidade para sanar suas dúvidas sempre que puder.

Então, a dica é claro, a plataforma aqui da WD SHOP. Onde você tem uma página da sua loja virtual customizada e responsiva, com diversos meios de pagamento, um sistema de alta segurança e desempenho, além de várias formas de entrega.

 

3. Planejamento financeiro

Muitas empresas não conseguem sobreviver por um ou dois anos e geralmente a gestão financeira é um dos maiores vilões.

Em uma loja virtual o planejamento financeiro é tão necessário quanto o de uma loja física. Inicialmente, é preciso saber o limite de orçamento, traçar metas e realizar um mapeamento dos custos.

Planilhas atualizadas são fundamentais para organização e evolução financeira da empresa. Para manter um controle preciso, atualize diariamente.

Tenha em mente que seguir um plano não significa que você está engessado e algumas coisas podem não sair como esperado. Então, às vezes é necessário novos planejamentos perante a variação do comércio.

 

4. Produtos

Um dos pilares fundamentais da sua loja virtual, são os produtos à venda. Portanto, existem diversos fatores que influenciam no processo de decisão de compra na internet.

O primeiro fator, se não o mais importante, é a qualidade da foto para exposição do produto. Seguido da quantidade de informações que sejam relevantes para sanar todas as dúvidas do cliente na mesma página.

Um bom exemplo pode ser uma loja virtual de roupas, onde é um diferencial extremamente importante colocar as medidas exatas das confecções em centímetros, além dos termos genéricos como P, M, G, GG, etc...

Descrever as medidas é necessário pois existem muitas variações de fábricas. Isso evita muitos transtornos com devoluções dos produtos para troca.

Uma prática muito eficiente para incluir um título, por exemplo, é usar o nome do produto primeiro, seguido da marca e modelo: Camiseta Nike Masculina GG.

Lembrando que uma descrição completa e específica, vai fazer com que o produto seja facilmente encontrado nos mecanismos de buscas, como Google, por exemplo.

Portanto, tente bolar uma descrição original para a sua loja virtual, evite copiar e colar as descrições nos sites das marcas que você está vendendo. Invista bastante tempo nesta etapa, revise e sempre faça atualizações.

Uma ótima oportunidade para melhorar as descrições dos produtos é usar os comentários dos clientes. De acordo com as dúvidas mais frequentes, você conseguirá atualizar as descrições dos produtos de forma mais fácil.

 

5. Marketing Digital

O Marketing Digital é fundamental para uma loja virtual e existem diversas opções para fomentar sua marca na internet.

A forma orgânica onde você não precisa investir dinheiro para publicidade, mas por outro lado exige muita dedicação para angariar seu público desta forma.

Com publicidade paga, é necessário planejamento financeiro, como já citamos acima. Pois, exige um investimento contínuo, para dar resultado.

Portanto, mantenha suas metas e ande junto com a sua demanda de publicidade. Pois, não adianta atrair um grande público com propaganda e deixar de vender por falta de controle de estoque, por exemplo.

 

6. Formas de pagamentos

Com o crescimento de lojas virtuais e também de consumidores online, houve um aumento na forma do pagamento digital, que agiliza o giro de capital, reduzindo o uso do boleto que ainda demora para entrar o dinheiro na conta.

A implementação do PIX, ajudou muito nesse processo de pagamento digital. Além disso, já existe uma grande aceitação do mercado para pagamentos também com criptomoedas, como o Bitcoin.

Então, antes de abrir uma loja virtual é necessário ter pelo menos uma conta em algum banco, para realizar transações PIX. Podendo ser também um banco digital que não cobra anuidade.

 

7. Não sei

Se você ainda tem dúvida do que vender, nade junto da maré, pesquise quais produtos estão sendo mais vendidos online e veja qual deles é viável para o seu orçamento e forma de trabalho.

Por exemplo, confira em grandes sites como Mercado Livre, Amazon, Magazina Luiza e veja quais são os produtos em alta. Busque inspiração e analise todas as possibilidades para sua realidade.

Depois de saber definitivamente qual será o seu nicho de mercado, faça um estudo aprofundado do produto, calcule tudo e boas vendas!

 

Dica Bônus: pós-venda

Um dos melhores produtos para colocar na sua loja virtual, é aquele que você vende mais de uma vez para o mesmo cliente.

Então, proporcionar uma compra com uma excelente experiência para o cliente, onde o produto chegará bem embalado, é importante.

Outra ideia é dar mimos para quem realiza compras com determinado ticket médio.

Tenha em mente se o seu produto é capaz de ganhar indicações, o boca a boca, mesmo online conhecido com buzz, é muito eficiente, o que pode alavancar muitas vendas.

Na entrega, prometa sempre um prazo que será possível cumprir, conheça bem a logística dos seus fornecedores para não atrasar os produtos.

Disponibilizar um contato direto, como um número de WhatsApp, é muito importante para o cliente se sentir mais próximo, diferente de um contato de email, por exemplo.

 

Como eu faço para ter uma loja virtual de sucesso?

Nossas dicas já podem ter esclarecido muitas dúvidas, agora é colocar em prática e seguir estudando.

Para ter sua loja virtual de sucesso pronta em 7 dias, entre em contato e solicite um atendimento. A equipe de vendas da WD SHOP  liga para você e todas as suas ideias serão realizadas.

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por Saulo Chaplin