8 formas de se relacionar com clientes e visitantes da sua loja virtual
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8 formas de se relacionar com clientes e visitantes da sua loja virtual

Tempo de leitura: 9 min.46 seg.

Uma loja virtual segue muitos princípios de uma loja física, assim como os clientes estão prontos para consumir de diferentes formas, seja online ou presencial.

Muitos empresários têm como objetivo atrair o maior número possível de visitantes para sua loja virtual, criando uma expectativa de aumentar o número de vendas, certo? Entretanto, é uma meta importante para qualquer tipo de negócio.

Porém em uma loja virtual é necessário um bom planejamento e diferentes estratégias para se relacionar com os clientes e visitantes.

Boa parte dos lojistas se preocupam apenas com a divulgação, tanto da marca quanto dos produtos. Todavia, estar presente em diferentes mídias, aumentar o tráfego do site, diminuir a taxa de rejeição, fazem parte do processo, mas existe algo muito importante, que não pode ser esquecido: o relacionamento com os clientes e visitantes.

A maneira como você se relaciona com as pessoas que se conectam ao seu negócio diz muito sobre o seu rendimento. Caso você não tenha nenhum processo para mantê-los próximo, boa parte do seu esforço para atrair visitantes estará sendo completamente ineficaz. 

Vale lembrar que as ações e eventos não podem ser direcionados somente para quem ainda não comprou na sua loja virtual, como também nem somente para os clientes. É necessário saber se relacionar com todos. Evidentemente, abordar de maneiras diferentes entre um novo visitante e o perfil de um cliente que já fez ao menos uma compra em sua loja.

O relacionamento com seus clientes e visitantes, não pode depender ou seguir uma regra única. Precisa ser personalizado.

Portanto, veja abaixo 8 formas que separamos para você se relacionar com os clientes e visitantes da sua loja virtual.

 

Conteúdo deste artigo:

O que é relacionamento com o cliente?

1- Visitantes da loja virtual

2 - Interação com clientes

3 - Pesquisa pós-compra

4 - Diferentes canais de atendimento ao cliente

5 - Entrega dos produtos

6 - Perguntas frequentes

7 - Programas de fidelidade

8 - Avalie os resultados periodicamente

 

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O que é relacionamento com o cliente?

Primeiramente, a ideia de relacionamento com o cliente pode ser definida com a ligação existente entre uma empresa e os seus consumidores. Sendo assim, englobando todos os contatos que a loja virtual faz com o seu cliente antes, durante e após a compra.

Em outras palavras, pode ser também, toda ação colocada em prática na sua loja virtual para construir um vínculo de confiança e credibilidade com os internautas que estão comprando com você.

A melhor estratégia é traçar com o objetivo de aproximar o cliente da sua empresa e fidelizá-lo.

Notoriamente, por ser uma loja virtual os consumidores buscam por um serviço autossuficiente. Ou seja, é imprescindível que as informações do produto estejam claras, bem formuladas e a navegação no site seja rápida e intuitiva. Dessa maneira o cliente terá autonomia para concluir a transação de forma descomplicada.

 

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1- Visitantes da loja virtual

Uma loja virtual que realiza um bom marketing e divulgação, tende a receber centenas ou até milhares de visitantes diariamente.

Atualmente, nunca se teve tanto fluxo de pessoas online pesquisando e consumindo por diversos produtos e dos mais variados segmentos.

Dependendo do volume de usuários na sua loja virtual, receber cadastros e ter o carrinho abandonado, faz parte do processo. Mas a partir do momento que houve um cadastro, onde o interessado disponibilizou e-mail ou telefone, ele se mostrou disposto a interagir com a sua empresa.

A partir desse momento um relacionamento precisa ser criado. Digamos que: “um peixe foi fisgado”.

Chamamos de “leads”, que é um termo em inglês utilizado para os potenciais clientes do seu negócio.

É importante que esses leads sigam recebendo informações sobre sua loja, ofertas e promoções que você venha a lançar, novidades de produtos ou as etapas que vão gerar esse relacionamento.

Afinal, tudo isso fará com que todas essas pessoas, supostamente interessadas em seus produtos, continuem se lembrando da sua marca. Em uma eventual necessidade, futuramente ele saberá em qual loja procurar primeiro, aumentando assim as chances de efetuar a compra.

 

2 - Interação com clientes

“Uma vez cliente, sempre cliente”.

Levando em conta as formas de relacionamento com os visitantes, citadas no tópico anterior, o mesmo vale para os clientes. Ou seja, aqueles consumidores que compraram pelo menos uma vez na sua loja, você deve manter uma relação com todos nos moldes dos visitantes e ir além…

Você pode personalizar ainda mais as formas de manter o seu cliente, como por exemplo, criando ofertas especiais pensando exatamente nesse público que já comprou na sua loja virtual. Sendo assim demonstrando uma sensação de importância, valorização e ao mesmo tempo incentivando novas compras. Este é um ótimo caminho para fidelizar o cliente!

 

3 - Pesquisa pós-compra

Outra forma muito utilizada é a realização de pesquisa de satisfação do cliente. Isso ajuda saber o que ele achou da experiência de compra, do processo de entrega e da qualidade do produto.

As pesquisas certificam o consumidor de que você está interessado em escutar a opinião dele, além de se preocupar em oferecer sempre o melhor.

As informações obtidas por meio de pesquisas podem se tornar um grande diferencial na criação de novas estratégias e abordagens.

 

4 - Diferentes canais de atendimento ao cliente

Saber utilizar diferentes canais de atendimento ao cliente ajuda muito na hora de converter uma venda.

Veja abaixo uma lista de canais que consideramos os mais importantes:

 

Chat

O chat dentro da sua loja virtual é fundamental, para que caso o usuário tenha alguma dúvida, não precise sair da sua página para ser atendido.

O sistema da WD Shop oferece um chat direto na sua loja virtual, com total praticidade para você atender quantos clientes forem necessários ao mesmo tempo.

E-mail

O envio de e-mails é uma prática antiga, se não a primordial da internet. Além de ser uma maneira mais pessoal de se comunicar com os clientes ou leads. Fazer com que o consumidor fique por dentro de todos os eventos possíveis é importante para que se mantenha um bom relacionamento.

Redes Sociais

Estar presente com a sua marca nas redes sociais é algo indispensável nos dias de hoje. Pois elas nos tornam mais próximas dos consumidores, facilitando muito o atendimento.

Mas cuidado! Não deixe ninguém no vácuo. Utilize apenas as redes sociais que você realmente irá dar conta. Pois sair criando perfis em diversas plataformas e abandoná-las, pode fazer com que alguém entre em contato e se não for respondido, há uma grande chance dessa pessoa nunca comprar na sua loja virtual, por se sentir mal atendida ou não correspondida.

 

5 - Entrega dos produtos

Vamos imaginar que o cliente comprou um produto com frete grátis. A ansiedade de recebê-lo o quanto antes é enorme.

Portanto, aproveite esse tempo para enviar mais informações para o cliente sobre as etapas, desde a compra até a entrega.

Afinal, quanto mais informações forem repassadas para o cliente, diminuirá a desconfiança com sua marca e o surgimento de novas dúvidas.

A maioria dos serviços de entrega já disponibilizam essa comodidade para os lojistas, assim como no sistema da WD Shop.

 

— Saiba como calcular o frete para sua loja virtual.

 

6 - Perguntas frequentes (FAQ)

Dedicar uma página exclusiva para as perguntas frequentes é muito importante. Isso representa que sua loja virtual está de fato preocupada em solucionar as dúvidas de maneira rápida e objetiva, sem que o cliente precise recorrer ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

 

7 - Programas de fidelidade

Programas de fidelidade podem ser utilizados de diversas formas, cada uma mais criativa que a outra. Pois oferecer condições especiais para seus clientes pode ajudar a encorajar a relação entre ambas as partes.

Descontos são os queridinhos da galera, aproveite para disponibilizar na primeira compra e dar vantagens exclusivas. Outra boa dica é fidelizar assinantes com algumas modalidades de compras e descontos só para quem faz parte do plano de assinatura.

 

— Saiba quanto custa uma loja virtual, aqui neste outro post do blog.

 

8 - Avalie os resultados periodicamente

Todo empreendedor deve avaliar seus resultados obtidos, isso se aplica em cada uma das estratégias colocadas em prática.

Saber analisar dados e também como obtê-los são de extrema importância para otimizar os resultados das vendas.

Veja como estão seus clientes e visitantes por meio de gráficos, índices de satisfação, re-compra, entre outros dados que fazem parte de um conjunto da sua loja virtual.

Para finalizar, esperamos ter ajudado com nossas dicas para que você tenha sucesso nas vendas da loja virtual, além de melhorar sua relação com os clientes e visitantes.

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