6 Dicas para começar a empreender do zero com uma loja virtual
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O empreendedorismo está na alma do brasileiro, muitos empresários de sucesso fazem parte da história do país.
Para empreender não tem idade, o que precisa é vontade de aprender e de fazer.
Se você está buscando um negócio digital para ter uma loja virtual de sucesso e precisa começar do zero? Então se liga nessas 6 dicas que separamos.
1. Avalie seu mercado
A nossa primeira dica é avaliar o seu mercado. No momento em que você teve a ideia de empreender no mercado digital, com uma loja virtual, é preciso entender quais são as possibilidades para a sua empresa se destacar da concorrência.
Boa parte dos novos empreendedores sofrem com uma enxurrada de informações sobre administração de empresas, educação financeira, economia, vendas e muitas outras coisas.
Para começar, uma boa orientação é saber como realizar a análise SWOT para a sua loja virtual.
A análise SWOT tem como finalidade encontrar e identificar diferentes quesitos do seu negócio. A sigla é a origem das questões:
- Strengths
- Weaknesses
- Opportunities
- Threats
Para a tradução em português, o SWOT é conhecido também como Análise FOFA:
- Forças
- Oportunidades
- Fraquezas
- Ameaças
Quando souber responder todas as palavras da matriz, siga confiante, pois você está no caminho certo.
Planejamento e objetivos
Agora é hora de ver tudo para começar do zero, ter um planejamento antes é fundamental. Principalmente, saber para quem você vai vender o seu produto. Trace objetivos e tenha um bom plano de negócios.
2. Bons produtos
Mesmo que você ainda não saiba o que irá vender, tenha em mente que o seu produto precisa ser bom e pronto. Veja bem, isso não quer dizer que terá que vender o melhor produto do mundo, até poderia ser, mas a questão é a qualidade.
Os produtos da sua loja virtual precisam se destacar no mercado e optar por produtos de baixa qualidade e menor preço, minimizam os lucros e podem aumentar a demanda de trocas e devoluções por insatisfação dos clientes.
Outro ponto importante para vender bons produtos, são os fornecedores. Antes de você efetivamente abrir sua loja online, é de extrema importância a verificação dos prazos de entregas, fretes e todos os custos. Só assim, será possível saber o preço final do que irá à venda na sua loja online.
Para saber mais sobre o assunto e ter mais ideias para abrir sua loja online, leia este artigo aqui do blog sobre fornecedores de produtos importados, como encontrar no Brasil e na internet.
3. Conheça seu público
Até agora você já sabe onde atuar no mercado, tem ideia do produto para oferecer e do valor final, agora chegou a hora de descobrir para quem você irá vender.
É aqui que muitos empreendedores se perdem no processo de começar do zero. Tenha em mente primeiro, quem será o seu “público-alvo”, logo após, crie os seus “personas”.
Realizando um estudo de persona, é possível ter uma visão mais particular de quem são esses futuros clientes e como a sua loja-virtual vai vender algo que conseguirá ajudá-las de alguma forma.
Personas:
Quem são essas pessoas?
Quais os objetivos delas?
Descobrir as necessidades;
Entender os desafios do dia a dia;
Ou seja, quanto mais informações você descobrir da sua persona, mais fácil será de encaminhar um produto seu para converter uma venda.
Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
Um exemplo prático é uma ótima forma para entender essa diferença. Veja abaixo:
Público-alvo: Homens, entre 19 e 24 anos, solteiros, cursando graduação de educação física, amam futebol, gostam de viajar e possuem uma renda média mensal de R$1.500.
Persona: Paulo tem 20 anos, é graduando do segundo ano de educação física. Trabalha como estagiário e planeja ir para a Espanha, cursar o mestrado, pois ama o futebol Europeu. É solteiro e gosta de balada nas sextas. Sempre quis fazer intercâmbio, mas ainda não conseguiu. Busca por uma agência que realize o seu sonho de encontrar uma universidade na Europa que aceita alunos estrangeiros para mestrado.
Conseguiu entender a diferença? Enquanto no público-alvo você tem que identificar um grupo de pessoas, na persona você precisa identificar o perfil de cada cliente do seu público-alvo.
Montando esse esquema é preciso usar as informações a seu favor. Então, use planilhas para controle, crie um banco de dados organizado e seguro, pois esses dados são valiosos para você e para outros concorrentes. Portanto, nada de ficar postando prints em redes sociais exatamente neste ponto do seu trabalho.
4. Produção de conteúdo
Estar presente nas redes sociais é fundamental para qualquer empresa hoje em dia.
Então, para começar do zero, separe um material para produção de conteúdo no longo prazo e planeje suas publicações.
Por exemplo, se estiver abrindo sua loja virtual próximo do natal, o ideal é produzir o conteúdo de natal com antecedência, assim é possível obter ótimos resultados.
A produção de conteúdo precisa ser trabalhada nas redes sociais e são em diferentes redes que se encontra o público-alvo. Após saber qual ou quais as redes, é hora de começar a criar conteúdo para atrair sua persona.
5. Marketing Digital
Quando se está começando do zero para abrir uma loja virtual, sabe-se que a propaganda é a alma do negócio. Mas, qual forma de propaganda? Como fazer propaganda para converter vendas?
Primeiramente, o capital inicial do seu empreendimento deve ser separado especialmente para investir em publicidade.
O marketing digital engloba um conjunto de práticas que vão desde a aplicação da sua logomarca, identidade visual até propaganda, entre outras coisas.
Tudo isso é bem particular e individual, pois cada empreendedor terá diferentes objetivos de investimentos.
Utilizar as redes sociais para impulsionar publicações é uma das estratégias mais utilizadas atualmente.
A rede de publicidades do Facebook Ads tem uma grande aceitação, pois os anúncios são veiculados no:
A rede de publicidades do Google Ads também é uma ótima opção de publicidade. O ideal é anunciar em ambas as redes, obter os resultados e impulsionar mais onde está dando certo.
Portanto, planeje seus investimentos em publicidade, mantenha a constância que os resultados serão incríveis.
6. Networking
O networking tem um papel essencial, mesmo em uma loja online, para quem está começando do zero, é preciso montar uma rede de contatos.
A dica é para que você participe de feiras, congressos, encontros, palestras, voltados para o seu negócio.
Estes meios são uma ótima maneira de conquistar novos contatos e até surgir novas oportunidades.
Nesse momento, além de conhecer possíveis novos clientes, também conhecerá possíveis parceiros, que aumentarão a sua rede de contatos e as oportunidades de sucesso.
Saiba o que precisa antes de abrir uma loja virtual
Agora que você já tem ideia do que vai empreender, veja neste artigo aqui no blog sobre o que você precisa antes de abrir sua loja virtual.
Dica bônus
Estude e faça. Muitas vezes a ideia aparece junto de uma oportunidade, mas muitos futuros empreendedores pesquisam tanto que acabam desistindo do negócio, sem mesmo ter colocado a mão na massa.
Então, para você que vai começar do zero, o estudo é a base para a sua loja virtual ter sucesso. Mas para isso é preciso muito trabalho e dedicação. Optar por serviços de qualidade é um diferencial para a empresa prosperar.
Portanto, escolher bons fornecedores e uma plataforma virtual para sua loja que atenda suas necessidades, é a base para poder começar do zero.
Então, para finalizar conheça a WD Shop que é a plataforma que irá solucionar boa parte da sua jornada empreendedora com a loja virtual.
Esperamos ter ajudado com a construção do empreendedor que está em você. Siga nossas redes sociais e acompanhe nosso conteúdo aqui no blog para saber sobre loja virtual e empreendedorismo.