Como calcular o frete para a sua loja virtual
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Como calcular o frete para a sua loja virtual

Tempo de leitura: 10 min.

 

Comprar online é um hábito que se torna cada dia mais comum para todos os nichos e públicos. Um dos pontos importantes para o cliente fechar uma compra é ter como calcular o frete e saber quanto isso vai impactar no preço final.

O consumidor está mais confiante em fazer compras pela internet no Brasil, sendo uma soma de fatores que impulsionaram as vendas nos últimos meses. Esse crescimento faz o mercado de compras online ficar cada vez mais consistente.

Com apenas um sistema de entregas implementado no site, empresas de diversos segmentos contam com soluções completas para todas as etapas do comércio eletrônico, o que chamamos de “fulfillment” — Fica até o final deste artigo que você vai entender melhor este conceito.

 

Política de cobrança de frete

 

Primeiramente, antes de fazer alguma política de cobrança de frete, é importante você decidir dentro da sua loja virtual quais serão as opções disponibilizadas.

Tenha em mente que para calcular o frete, é preciso ir além da correlação de pesagens e medidas. Sendo necessário oferecer um valor agregado, algo que aumente a taxa de conversão, fortalecendo um vínculo entre o consumidor e a sua marca.

Para exemplificar melhor, você pode oferecer brindes ou cupons de descontos, quando uma compra for acima de determinado valor, ou até mesmo um Frete Grátis!

Mas antes de sair oferecendo frete grátis, é preciso cautela. Quando uma transportadora passa para um cliente de uma loja online a tabela de cobrança de frete, a mesma já realizou todos os cálculos com os gastos correspondentes às diversas generalidades e também a própria margem de lucro.

Então, se você não levar tais fatores e variáveis em conta, há chances de não sair no lucro e até obter certo prejuízo.

Para a grande maioria dos consumidores, o valor do frete é um momento de grande relevância na hora de concluir a compra. Afinal de contas, o custo-benefício precisa compensar em relação ao preço final do produto. Caso contrário, o cliente tem à disposição na internet outras opções que favorecem seu poder de compra.

 

O que é Logística Reversa?

 

O serviço de Logística Reversa é um modo de retorno de mercadorias, que ocorre quando é solicitada a troca ou devolução de um produto. Perceba que o atendimento ao cliente não termina apenas quando a encomenda chega ao destinatário. O consumidor do seu e-commerce tem até sete dias, a partir da data da entrega do produto, para trocar ou desistir da compra. Tal recurso é uma decisão amparada pelo Código de Defesa do Consumidor – CDC.

Seja qual for o motivo que o cliente apresente, a Logística Reversa é um recurso simples para o retorno das mercadorias de forma prática e confiável.

 

O que é fulfillment?

 

Saiba o significado de fulfillment e uso nas vendas online.

Order fulfillment ou simplesmente fulfillment é o termo em inglês, para definir todos os processos do funcionamento de uma loja virtual, assegurando o recebimento, até a entrega dos produtos ao consumidor final.

 

Fulfillment e qual a relação no negócio?

Fulfillment é uma etapa rotineira e comum para qualquer dono de comércio eletrônico, mas ainda assim, há dúvidas e perguntas sobre qual a relação desse conceito no negócio.

Ter um conhecimento mais a fundo dessa operação e saber identificar maneiras de melhorar, é fundamental e reduz custos, ampliando a competitividade do seu negócio.

Isso vale tanto para os preços quanto para a qualidade de atendimento ao cliente.

Então, além de oferecer um sistema para calcular o frete na sua loja virtual, compreender a complexidade de toda a produção é fundamental para o valor final do produto.

 

Entendendo as etapas do fulfillment para o seu e-Commerce

  • Fabricação:

O produto é produzido em algum tipo de fabricação podendo ser ela industrial ou artesanal.

  • Envio do produto para o estoque:

Na medida que a empresa solicita as compras da fábrica, logo a demanda é enviada para um armazém de estocagem.

  • Estoque: “Produto em estoque”

O armazenamento dos produtos que serão vendidos precisam ser estocados e a reposição de inventário deve ser planejada para não haver sobras.

  • Venda: “Compra realizada, aguarde a confirmação”

Assim que uma venda é concluída no seu e-commerce, o sistema emite um alerta com a descrição da compra.

  • Dinheiro no banco: “Aguardando confirmação de pagamento”

Dependendo das formas de pagamento aceitas pela plataforma do seu e-commerce, o dinheiro pode cair na sua conta na hora. Após a confirmação do pagamento iniciam-se as etapas de envio da compra.

  • Separação (Picking): “Produto está sendo separado para envio”

Logo que os pedidos são processados pelo sistema, é preciso encontrar o produto no armazém de estoque e separar a quantidade que será enviada. As empresas precisam prestar muita atenção neste ponto, pois às vezes falta organização no estoque, pode significar perda nas vendas.

  • Embalagem (Packing): “Produto está sendo embalado para envio”

Após a separação do produto é necessário ter uma embalagem adequada, de forma segura e que não ocorra nenhuma avaria durante o frete. Esse processo precisa ser eficiente e ao mesmo tempo qualificado, para que não haja custos extras.

  • Pronto para transporte: “Produto pronto para o transporte”

Este é o momento em que já está tudo pronto e agora o produto só precisa ser despachado e ir para o seu destino.

  • Transporte: “Produto está em transporte”

Basta agora fazer a condução do produto para o endereço de entrega, garantindo pontualidade e integridade das compras. Ainda é possível o rastreamento em tempo real em determinados tipos de entregas.

  • Entrega: “Produto saiu para entrega”

A maioria dos compradores online já têm o costume de acompanhar o rastreio das compras. Mas quando recebem a notificação de que o produto saiu para entrega, isso gera uma expectativa, portanto não há motivos para atrasar. Se caso o frete tiver sofrido algum sinistro, o mesmo deve avisar o destinatário o quanto antes.

  • Pós-entrega: nesta etapa é fundamental coletar o feedback do cliente após a entrega do produto. Mensurar a satisfação e ver a opinião também são dados importantíssimos. Além de ter que administrar casos como: trocas e devoluções, que daí exigem a disposição de um sistema de logística reversa.

 

A Importância do fulfillment para o seu negócio

 

O fulfillment influencia diretamente nos custos do frete e na reputação da sua loja virtual.

As despesas com as compras, estocagem, preparação e envio dos produtos, são tarefas que costumam ser as mais custosas para o negócio e são difíceis de barganhar.

Ainda assim, só é possível minimizar custos por meio de melhorias pontuais, realizando alguns ajustes de rotas, otimizando processos, escalando vendas, entre outras formas.

Agora com plena noção do que é um fulfillment bem executado, é fato de que este sistema garante mais pontualidade nas entregas, evitando falhas e contratempos como perda de produtos ou avarias durante o frete.

Muitos sistemas de e-commerce são automatizados e integrados a um padrão fulfillment. Assim como citado acima nas etapas do fulfillment, o cliente pode ir acompanhando em tempo real todos os processos de envio.

Garantindo satisfação ao consumidor e um índice mais elevado de reputação da marca.

 

Plataformas de entregas

 

A maioria das plataformas de entregas oferecem sistemas integrados, podendo ser aplicados na sua loja virtual.

 

Correios

Escolher os Correios como serviço de entrega da sua loja virtual é saber que você está trabalhando com uma empresa de frete mais utilizada e conhecida em todo o território brasileiro, oferecendo serviços tradicionais como por exemplo: PAC e SEDEX.

Melhor Envio

O Melhor Envio é um sistema de gestão de fretes, ao optar por utilizar, é possível calcular o frete e obter as cotas simultaneamente de várias empresas de transporte. Gerindo os envios com rastreio inteligente em uma plataforma integrada à seu e-commerce.

O usuário consegue ter em mãos as opções das diversas transportadoras, podendo assim comparar os preços e escolher o frete que terá o menor custo. Além de poder rastrear a encomenda.

 

Como calcular o frete?

 

Então, para vender online é preciso muita atenção e saber de todos os encargos obtendo o preço final do produto. Lembre-se das etapas do fulfillment, também de custos com brindes e cupons para os seus clientes, além de embalagens e etc…

Pode ter parecido complexo todo o conceito de como calcular o frete para sua loja virtual, mas é um processo importante de saber, ainda mais aqueles que estão começando a empreender na internet.

 

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