Google meu negócio: Sua loja virtual buscas do Google de forma gratuita
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Google meu negócio: Sua loja virtual buscas do Google de forma gratuita

Tempo de leitura: 10 min.

 

O Google Meu Negócio é mais uma das ferramentas oferecidas pelo Google, onde é possível você colocar o seu negócio local na internet, ou melhor, nas buscas do Google e também do Google Maps.

Em determinadas regiões, o Google Meu Negócio ainda é pouco utilizado ou desconhecido pelos empreendedores. Muitas pequenas e médias empresas não estão cientes do grande potencial que a ferramenta oferece.

Se esse for o seu caso, aqui neste artigo vamos mostrar de forma simplificada os passos para o seu comércio ficar visível para todas as pessoas que utilizam o maior buscador da internet, o Google.

Todas as oportunidades oferecidas pela ferramenta do Google Meu Negócio ajudam a alcançar novos clientes, dar visibilidade à sua marca e também construir uma reputação na internet.

É comum nos depararmos com lojas físicas bem iluminadas, ótimas fachadas, vitrines, tudo isso para chamar a atenção de quem passa pela frente. Mas, quando vamos procurá-las na internet não encontramos a mesma situação.

Por mais bonita que a loja seja fisicamente é preciso também deixá-la em igual patamar na internet. Assim como existem empresas que passam uma ótima imagem na internet e nem sequer loja física para atendimento existe. Um ótimo exemplo, são as “dark kitchen” ou também chamadas de “ghost kitchen”.

 

Como usar o Google meu negócio?

Primeiro precisamos entender como funcionam as buscas por negócios locais do Google.

Sempre que um usuário pesquisar por um determinado tipo de serviço, pode ser por exemplo, do ramo alimentício: Pizzaria.

O Google realiza uma série de parâmetros, como o endereço de IP, geolocalização, entre outras métricas. Sendo assim, apresentando os melhores resultados de acordo com sua busca.

 

Perceba que nas buscas realizadas em um computador desktop, a primeira área é a do mapa onde você se encontra, com as pizzarias locais mais próximas.

Logo abaixo, aparece uma lista com as pizzarias em ordem de avaliação, as “estrelinhas” são muito importantes, falaremos sobre isso mais adiante.

Essas empresas estão listadas no Google, por dois motivos, um é que o proprietário do negócio inseriu a empresa dele no Google Meu Negócio, e o outro motivo é quando um usuário realiza um cadastro para poder avaliar.

Nesse caso, quando outra pessoa cria o nome da sua empresa antes de você, não precisa se preocupar, é possível reivindicar e dizer que o negócio é seu.

 

Login e cadastro

Para começar a usar o Google Meu Negócio, basta ter uma conta Google, de preferência um Gmail. O link para cadastro é este aqui: google.com/intl/pt-BR_br/business/

Assim que realizar o login, você deve colocar o nome da sua empresa, se caso ela já exista no banco de dados, significa que outra pessoa já a inseriu, daí então é necessário dizer que você é o dono da empresa.

Na sequência, é necessário colocar uma categoria, tente ser o mais preciso possível, pois a categoria define muitos parâmetros para o buscador.

Nos campos seguintes você deve informar se a sua empresa é um local físico e se atende os clientes presencialmente. Logo após, se o seu estabelecimento tiver um endereço, basta preencher os dados.

Algo que é fantástico, para locais físicos, é que o Google tem a opção de traçar uma rota para levar o usuário até a loja.

Para finalizar o cadastro, o Google irá confirmar com você lhe enviando uma carta. Sim, uma carta entregue pelos Correios no endereço cadastrado da empresa. Essa carta contém um código que você deverá informar corretamente, assim que receber. Basta acessar novamente o site Google Meu Negócio que irá aparecer uma área onde o código deverá ser inserido.

Pronto, agora sua empresa estará oficialmente nos registros de busca do Google Meu Negócio.

 

Quanto custa o Google Meu Negócio?

O serviço do Google Meu Negócio é grátis, além de colaborativo, o que significa que a comunidade virtual pode ajudar inserindo dados dos estabelecimentos.

Quando realizamos uma busca no Google, existem os campos patrocinados, dos anúncios. Estes estarão em destaque, pois estão utilizando de recursos financeiros para estarem na frente, com a ferramenta do Google Ads.

Mas não é necessário pagar para estar presente nas buscas, basta realizar o cadastro de forma correta e sua empresa já estará listada.

Sobre a relevância nas buscas, isso implica em diversos detalhes, são três fatores principais que colaboram para o ranking do seu site:

  • Relevância
  • Distância do cliente
  • Proeminência (quão conhecido é seu negócio)

 

Estrelinhas e Comentários

Todo negócio depende da satisfação do cliente, que envolve desde um atendimento impecável, um ambiente que deixe-o à vontade e que também se sinta seguro, além do preço coerente com seus serviços ou produtos.

Todos esses detalhes, entre outros, são influenciáveis para uma avaliação positiva ou negativa do seu estabelecimento. É a famosa prova social! Uma vitrine virtual que pode ser muito relevante.

Ainda existe o clássico “boca a boca” na vida real, que dependendo da cidade ou bairro pode atingir muitas pessoas, positivamente ou não. Porém, no Google o “boca a boca” é um registro virtual do seu negócio perante os usuários. Uma vez avaliado, todas as pessoas do mundo podem ver, portanto é muito mais poderoso.

As avaliações no Google podem ser incentivadas por você, coloque no seu estabelecimento uma sinalização que sua empresa está no Google Meu Negócio. Encoraja os seus clientes para realizar uma avaliação.

Quanto mais comentários e avaliações positivas o seu comércio ganhar, mais relevante será nas pesquisas. Além de possibilitar que outras pessoas leiam os comentários e vejam a nota da avaliação.

As estrelinhas vão de 0 a 5. Então, se eu vou buscar por pizzaria e vejo uma avaliação baixa, além de diversos comentários negativos, é certo que irei procurar por outro local.

Então, não tenha medo de estar presente na internet, coloque em mente que sua empresa precisa oferecer o melhor para que seu cliente saia satisfeito e certamente as avaliações serão positivas.

 

Ainda não tem um site para sua empresa?

Descubra aqui neste outro artigo como é possível ter um site de vendas com muitas facilidades, feito para você que está começando a empreender na internet.

 

Painel de controle do Google Meu Negócio

O Painel de controle é uma área onde é possível inserir diversos dados, com muito mais detalhe sobre o seu negócio.

Mas só estará disponível assim que você validar sua empresa com o código recebido pela carta.

Um dado muito importante, onde pesquisas mostram que perfis completos têm duas vezes mais chances de serem considerados confiáveis, portanto, vale a pena investir pouco tempo para ajudar sua empresa a parecer confiável online.

No menu de opções você pode inserir quais horários e dias que seu estabelecimento funciona. Colocar fotos, panorâmicas e em 360°, outro diferencial são os vídeos que também podem ser usados para incrementar seu perfil.

Outro ponto interessante é vincular canais de comunicação que a plataforma aceita como: Google Meet, Skype, Zoom e Webex.

 

Insights

Mais uma vantagem do Google Meu Negócio é o acesso no menu à seção de insights, onde é possível obter análises valiosas sobre a visibilidade da sua empresa, quais são seus consumidores e como eles estão se relacionando com seu negócio.

Os insights podem ajudar você até mesmo a moldar o seu perfil, já que apontam as tendências e como os consumidores estão realizando as buscas, em quais tipos de fotos estão clicando e muito mais...

 

Mensagens

Fique atento também nas mensagens, pois alguns usuários fazem perguntas e respondê-los com rapidez gera satisfação para o cliente ou futuro cliente. Na guia de mensagens, também é onde se encontram os comentários de avaliação.

É possível administrar os comentários, realizando uma moderação, quando negativo você deve responder da melhor forma possível e deve dar uma satisfação perante a avaliação.

Nunca responda “pagando na mesma moeda”, não seja deselegante, se um cliente comentou usando palavras de baixo calão ou coisa parecida, contorne a situação e saia por cima.

 

Conclusão: vale a pena se cadastrar no Google Meu Negócio? 

É claro que sim!

Vá em frente e aprofunde-se mais na plataforma, ainda existem alguns recursos mais avançados e complexos que você pode aprender.

Mas o que é preciso fazer para ficar bem posicionado localmente e ganhar muitos clientes?

Muito simples: otimize o Google Meu Negócio da melhor forma possível, a fim de garantir que as informações da sua empresa estejam corretas e mantenha sua conta segura, verificada e bem atualizada, assim os clientes vão encontrar você.

São milhões de usuários que acessam o Google Maps a cada minuto. Utilizando o aplicativo no celular ou fazendo buscas no navegador do desktop. Aproveite essa oportunidade!

Conte para nós nas nossas redes sociais, qual foi a sua experiência até agora com o Google Meu Negócio e como ele ajudou a melhorar suas vendas?