Logística para Loja Virtual: Confira boas práticas de envio
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Logística para Loja Virtual: Confira boas práticas de envio

Tempo de leitura: 8 minutos

O envio é um processo importante da jornada do consumidor, pois é o momento em que ele receberá o produto em suas mãos. Por isso, traçar processos de logística bem estruturados com transportadoras e os Correios é essencial para garantir que o seu cliente volte a comprar os seus produtos.

Um sistema de envios eficiente deve ser consolidado para que os seus produtos sejam enviados com segurança. Além disso, é necessário manter o seu cliente informado sobre cada passo deste processo, o que, com a ajuda da tecnologia, se torna cada vez mais automatizado. Embalagens, prazo, confirmação do endereço e contato para a entrega e atendimento pós-venda são alguns dos processos imprescindíveis para garantir o sucesso na experiência do consumidor. Afinal, é na hora da entrega que você fideliza o seu cliente. 

Entenda como se dá o processo de envio para lojas virtuais e consolide a sua marca

Preparação

Após a compra ser efetuada e confirmada na sua loja virtual é hora de iniciar o processo de preparação do produto para o envio. É neste momento que você deve ter todo o carinho ao embalar e proteger o produto para garantir uma entrega segura ao consumidor. Preocupar-se com embalagens personalizadas pode ser um diferencial para trabalhar o marketing da sua marca entre os seus clientes.

Processamento

O processamento do envio se dá quando você ou algum responsável pelo departamento de vendas da sua loja virtual entrará em contato com a empresa que fará o transporte do produto. É nesta fase que serão definidos os trâmites burocráticos do envio, como valores de frete e prazo de entrega. Após o fechamento da negociação, será agendada a coleta do produto.

Confirmação

Após realizar os trâmites de envio do produto é hora de avisar o seu cliente que o produto está a caminho. É importante ter muita atenção para o cumprimento de prazos e manter a notificação acerca do andamento do processo de envio para o cliente. Atualmente, a maioria das formas de envio (desde entregadores autônomos até os Correios), trabalham com sistemas de GPS, que informam em tempo real a localização da carga. A transparência neste processo garante o fortalecimento no relacionamento com os seus clientes.

Entrega

A entrega é a fase do processo de envio em que a sua marca se conecta com o seu consumidor por meio de um produto real, palpável. Por isso é tão importante a escolha de uma forma de entrega segura.

Confirmação de Entrega (Pós-venda)

A confirmação de entrega serve como uma pesquisa de satisfação do cliente. Muitas empresas já adotam esta forma de comunicação para entender em qual fase do processo de envio a sua loja virtual pode melhorar. Além disso, a confirmação de entrega pode funcionar como uma pós-venda, selecionando outros produtos associados à compra anterior e oferecendo cupons de desconto ao cliente com a finalidade de fidelizá-lo. Vale usar a criatividade para estender o relacionamento com o seu cliente nesta hora e não deixar que a parceria acabe após a entrega.

 

Como estão as vendas pela internet no Brasil?

A compra por e-commerces teve uma verdadeira explosão em meio à pandemia. Segundo o Portal G1, as vendas cresceram 68% em 2020. Além disso, no ano passado, 13 milhões de brasileiros fizeram a sua primeira compra pela internet, o que já era tendência no mundo, veio para ficar. Por isso, se você tem a sua loja virtual e quer se conectar com o seu público expandindo a sua marca: a hora é agora!

 

Conheça as principais formas de envio disponíveis para a sua loja virtual

Depois de explicar como se dá o processo de envio para as lojas virtuais, a WD Shop traz algumas dicas de como você pode escolher a melhor forma de envio. Você sabia que existem diversas formas de envio disponíveis para as lojas virtuais? definir a sua escolha e traçar um processo logístico para o envio dos produtos da sua loja virtual dependerá principalmente do seu produto e/ou segmento.

 

Confira os principais tipos de frete:

Correios

O envio de produtos pelos Correios é uma forma segura para o envio dos produtos da sua loja virtual. Indicado para produtos leves e/ou com pequenas dimensões, os Correios disponibilizam seguros de entrega e mantém você informado sobre as fases da entrega.

Transportadoras - Transporte Rodoviário

O transporte rodoviário por meio de transportadoras é indicado para você que vende produtos com grandes volumes e não tem pressa para finalizar a entrega. Nesta modalidade de frete, geralmente as empresas transportam o seu produto para CD’s (Centro de Distribuição) e, depois, levam até o destinatário.

Transportadoras - Transporte Aéreo

O transporte aéreo é indicado para aqueles produtos que devem ser transportados com urgência e máxima segurança, como produtos da indústria farmacêutica. Por ser um transporte de máxima segurança e prazo estreito de entrega, torna-se mais caro. Se você acha importante trabalhar com esta modalidade, vale a pena agregar o valor do frete ao seu produto. Assim, o seu cliente estará arcando com as despesas do envio.

Motoboy

Se o centro de distribuição da sua loja virtual está localizado em regiões muito movimentadas, como o centro da sua cidade ou a Região Metropolitana de grandes capitais, vale a pena fazer parcerias com motoboys. Eles garantem a entrega rápida e segura de produtos com volumes pequenos e médios.

Bike Courier

Fazer parcerias é essencial para a sustentabilidade do seu negócio. Hoje, os entregadores ciclistas ou Bike Courier trazem mais uma opção para o envio seguro e ágil dos seus produtos. E, engana-se quem pensa que eles circulam apenas em perímetros curtos. Há ciclistas que circulam mais de 40 km por dia. Faça a parceria com um ciclista entregador e fomente a economia local.

Veículo próprio

Se você está iniciando os envios dos produtos da sua loja virtual e ainda trabalha em perímetros curtos, vale a pena fazer a entrega com o seu próprio veículo. Assim, você se aproxima do seu cliente final e fortalece o relacionamento com ele.

 

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