Aposte no Marketing de Conteúdo para aumentar as vendas da sua loja virtual
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Aposte no Marketing de Conteúdo para aumentar as vendas da sua loja virtual

Tempo de leitura: 9 minutos

O e-commerce brasileiro está em um período de grande expansão. Com a pandemia, o perfil do consumidor mudou e as compras pela internet aumentaram. É isso que mostra o índice de crescimento das lojas virtuais em 2020. A alta de 53,83% em relação ao mesmo período de 2019 mostra que o ritmo é acelerado e prevê mais investimentos neste ano. Para isso, as estratégias de Marketing Digital se mostram como grandes aliadas do aumento de tráfego e conversão de vendas das lojas virtuais.

Como o Marketing de Conteúdo pode aumentar as vendas da sua loja virtual?

Quem nunca buscou por um produto no Google antes de ir até a loja virtual? Pesquisar as características do produto, ver vídeos e fazer a pesquisa de valores para encontrar o preço mais em conta é um dos hábitos que passou do presencial para o virtual com a pandemia. É neste momento da jornada de compra do consumidor que entra o Marketing de Conteúdo. Um conjunto de estratégias que possibilita que o seu produto ou a sua loja apareça em destaque no ranking do Google a partir de conteúdos relevantes para o público-alvo. O objetivo aqui é fazer com o que o seu produto vá de encontro ao consumidor que está buscando-o no site de pesquisas. São fatores que fazem com que os e-commerces que apostam no Marketing de Conteúdo possam aumentar as suas taxas de conversão em até seis vezes.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil, 68% das compras em lojas virtuais foram originárias de buscas orgânicas, no ano de 2016. Isso demonstra um movimento de hábito do consumidor que vem mudando nos últimos anos e reforça a importância do investimento em estratégias assertivas de Marketing de Conteúdo.

Mas, afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é um método que, por meio de estratégias assertivas, traça conteúdos relevantes e de valor para atrair o público-alvo para a sua marca. O foco do Marketing Digital é atuar como “isca” para agregar valor ao público por meio de conteúdos que podem ser vídeos, reels, e-books e, até mesmo lives. Tudo isso, para, indiretamente, vender a sua marca e os seus produtos.

Diferentemente do Marketing tradicional, no Marketing de Conteúdo, os produtos são vendidos implicitamente, na forma de benefícios e soluções para o público-alvo. Isso faz com que o público gere identificação com a marca, criando um relacionamento estruturado a longo prazo.

Conheça 5 estratégias de Marketing de Conteúdo para o seu negócio:

SEO: Search Engine Optimization (SEO), em inglês, significa Motor de Otimização de Busca em tradução livre. Ao decidir trabalhar com Marketing de Conteúdo é imprescindível que todo o conteúdo criado esteja otimizado para as plataformas de busca, como o Google, por exemplo. É neste momento, que entram as pesquisas em ferramentas como Google Trends e a definição de palavras-chave para a criação do seu conteúdo.

As palavras-chaves são as palavras que os seu público-alvo mais utiliza ao buscar por um determinado produto e/ou serviço. Por isso, além das ferramentas é necessário pensar no comportamento do público e quais os seus interesses ao buscar por determinado produto. É a partir das palavras-chave e de uma estratégia assertiva de SEO que o seu conteúdo garantirá um ranqueamento satisfatório na busca dos principais sites de pesquisa.

Redes Sociais: as redes sociais são um verdadeiro universo para quem está iniciando o investimento em Marketing de Conteúdo. É por meio dessas ferramentas, que você pode iniciar um contato mais próximo com o seu público-alvo, utilizando, por exemplo, enquetes e caixinhas de perguntas, você entende como o seu público de comporta e quais as suas preferências. Com um serviço ágil e atento de SAC nas redes sociais, você cria uma identidade para a sua marca, gera empatia com o seu público e ainda o aproxima da sua marca.

Geração de materiais de valor: como já dissemos anteriormente, Marketing de Conteúdo é entregar materiais de valor trazendo o seu produto em forma de solução para sanar as dores do seu público. Por isso, é importante saber quem consome o seu conteúdo, quem se interessa pelos seus produtos e/ou serviços e quais são as dores e dificuldades dessas pessoas. Assim, você conseguirá traçar estratégias que direcionem as soluções no caminho do seu produto. Você não o vende diretamente, mas o apresenta como uma forma de facilitar a vida ou rotina do seu público-alvo. É neste momento que entram materiais ricos como lives, webinars, e-books, infográficos e demais materiais informativos. Assim, antes de vender, você se aproxima e entrega algo de valor para o seu público. Por exemplo, se o seu e-commerce vende produtos para pets, você pode oferecer ao seu público um e-book sobre qualidade de vida e pets na pandemia. Assim, além de garantir que os pets estarão bem cuidados com os seus produtos, você traz informações sobre estresse animal.

Promoção de Conteúdo: empreendedor, entenda que mídia sempre funciona melhor com investimento. Por isso, sempre separe uma verba para investir e promover o conteúdo postado em seus canais de atuação (redes sociais, blog, etc). É esta verba que fará com que o seu conteúdo alcance mais pessoas e a sua marca se torne mais conhecida.

Fidelização dos clientes: além de ter clientes é preciso fidelizá-los. Por isso, o Marketing de Conteúdo possibilita que você crie estratégias para atingir quem já consumiu a sua marca ou até mesmo, trabalhando a indicação premiada dos seus produtos. Uma forma de atuar neste âmbito é trabalhar com ações de remarketing e também e-mail marketing. Podem ser utilizadas ações como cupons de desconto, frete grátis e o envio de descontos especiais para quem já comprou na sua loja.

Agora que você já entendeu a importância do Marketing de Conteúdo para alavancar as suas vendas e já conhece algumas estratégias para implantá-lo na sua loja virtual, você pode iniciar o seu planejamento estratégico. Não se esqueça de fazer o levantamento dos resultados analisando os insights do seu blog e redes sociais. O termômetro do seu sucesso sempre será o seu público. Siga a WD Shop e confira mais dicas para impulsionar as suas vendas.