Cupom de desconto: 4 dicas para vender mais na sua loja virtual
Compartilhe:

Cupom de desconto: 4 dicas para vender mais na sua loja virtual

Tempo de Leitura: 8 min. 


Cupom de desconto é uma estratégia de marketing e propaganda para aumentar as vendas de qualquer tipo de produto ou serviço.

 

A utilização do cupom de desconto na internet é um dos maiores atrativos para chamar a atenção do consumidor e aumentar a conversão das suas vendas.

 

Então, separamos 4 dicas para você vender mais na internet com sua loja virtual, adotando novas estratégias com cupom de desconto.

 

A origem

A palavra em português “cupom” e em francês escrita “coupon”, teve origem a partir da adaptação da palavra francesa “couper, que significa “cortar”.

 

Um dos primeiros cases de sucesso mais conhecidos com cupons de desconto aconteceu em 1887, quando o magnata e já dono da fórmula da Coca-Cola Asa Candler, usou como uma nova estratégia de marketing para o lançamento do produto, a distribuição vouchers impressos em revistas, onde podiam ser trocados por refrigerantes em diversos pontos de venda.

 

Na época, a estratégia era considerada agressiva além de ter pouca concorrência, porém a nova ideia foi uma das razões que resultaram no sucesso da marca nos dias de hoje.

 

A cultura do Cupom

Devido à grande depressão americana, no início dos anos 1930, as pessoas buscavam encontrar comida mais barata, como cereais e outros produtos menos perecíveis, que estavam em falta devido à escassez do mercado. Nessa época os jornais eram mais utilizados para vincular algum tipo de cupom de desconto, muitas vezes recortável.

 

Nas décadas seguintes, entre 40 e 50, nos Estados Unidos, já com uma melhor e crescente economia mundial, as grandes redes de supermercados, lojas de eletrodomésticos e varejo, começaram a adotar estratégias com cupons de descontos sistematicamente. Com isso, alcançou mais da metade das famílias estadunidenses na década de 1960. 

Hoje a cultura do cupom de desconto em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido é algo normal e já faz parte do dia a dia das pessoas. 

 

A maioria das empresas grandes ou pequenas, de todos os tamanhos, nesses países costumam ter mais investimentos em propaganda e marketing, portanto o cupom de desconto é tão popular que nenhum empresário quer ficar de fora.

 

Tamanha popularidade do uso de cupom de desconto nos países já citados, que você já deve ter assistido um programa de TV no canal TLC chamado “Extreme Couponing”, no Brasil o programa é exibido no canal Discovery Home And Health com o nome traduzido “Cupom Mania”. O programa iniciou em 2011, e até hoje ainda faz sucesso, que é um tipo de reality show mostrando a vida de pessoas que são verdadeiras caçadoras de cupons, realizando compras fazendo economias inacreditáveis.

 

A cultura do Cupom no Brasil

No Brasil a cultura do cupom de desconto nos mercados e lojas não acompanhou a tendência mundial, principalmente nos anos 80. Devido a inflação alta que durou quase uma década, inviabilizando as ofertas, pois era uma loucura de marcação nos preços dos mercados, uma vez que a economia oscilava tanto que alternavam quase que diariamente.

 

Com uma certa estabilidade na economia brasileira com o início do plano Real, desde os anos 90, o cenário nacional torna-se mais atrativo para investidores com inovação.

 

No início do novo século XXI, o mercado digital começa a crescer no Brasil e a forma de utilizar o cupom de desconto na internet é uma novidade e tanto.

 

Cupom de desconto digital e online

Realizar compras na internet sem utilizar um cupom de desconto, isso para internautas e consumidores digitais, é sinônimo de muitas desistências no carrinho de compras.

 

Os cupons de descontos já são comuns na internet e diferente da forma impressa, podem ser utilizados nos mais variados sistemas.

 

Estima-se que em 2019, aproximadamente 9,5 milhões de pessoas utilizaram ao menos uma vez um cupom de desconto online, o que é equivalente a 16% dos consumidores online no Brasil.

 

Cupom de desconto: 4 dicas

Agora que você já entendeu um pouco mais da história do uso de cupom de desconto, vamos para as nossas 4 dicas que você pode aplicar no seu negócio online. Mas, se você estiver pensando em começar a vender no mercado digital, fica até o final das nossas dicas que você terá uma surpresa. 

 

1 - Cashback ou dinheiro de volta

Começamos com a dica número 1, falando no que está em maior evidência atualmente no mercado.

 

O Cashback é um termo em inglês, que significa dinheiro de volta, essa é a mais nova modalidade ou estratégia de descontos, que funciona da seguinte forma: toda vez que o cliente realizar compras, parte do dinheiro é devolvido para ele.

 

Adotar estratégias de Cashback para a sua empresa é muito atrativo, devido a popularidade atual, porém precisa de muito planejamento e de boas ideias.

 

O Cashback foi inventado para ser mais do que um Desconto, por exemplo, se o cliente está realizando uma compra por um valor normal, só para depois, simplesmente receber um “desconto” em forma de “dinheiro de volta”... Pois nesse ponto, não existiria diferença entre desconto e cashback, só muda o termo para chamar a atenção do cliente.

 

Agora, uma das sacadas de adotar o Cashback para vender mais na sua loja virtual, é fazer com que esse dinheiro que voltaria para o cliente tenha inúmeros benefícios.

 

Por exemplo, para melhorar a experiência com seu cliente, você pode oferecer um Cashback acumulativo em seu site ou em um cartão, com correção de juros baseado na taxa CDI. Ou também, dar descontos de X% nas compras com o dinheiro do Cashback. São inúmeras possibilidades que você pode pensar para garantir a recompra do seu cliente com o dinheiro do Cashback.

 

Como resultado, a infinidade de ideias que podem ser aplicadas com a estratégia de Cashback fazem com que atualmente seja o queridinho da galera.

 

2 - Compra Coletiva

As compras coletivas com cupom de desconto ainda nos dias de hoje continuam com uma boa aceitação. Apesar de que há alguns anos, isso era uma febre na internet toda, aqui no Brasil ainda existem sites que bombaram na época como Peixe Urbano e Groupon.

 

Como as compras coletivas foram estratégias muito bem aplicadas no passado, hoje em dia não é necessário fazer parte de sites de terceiros para promover uma compra coletiva.

 

Com a facilidade de se ter um próprio site de comércio eletrônico, atualmente é possível implementar um sistema de cupom de desconto para compra coletiva.

 

3 - Comunidades de promoções  

Falando sobre sites de terceiros, eles são sim bons aliados, mas também depende da sua estratégia e da disponibilidade de oferecer descontos.

 

Portanto, procure plataformas e sistemas que ofereçam o que você está buscando, ainda mais se forem pagas, a atenção tem que ser redobrada.

 

Hoje em dia está aumentando o número de pessoas engajadas em movimentos descentralizados e colaborativos na internet, ganhando novos adeptos que buscam uma qualidade de vida mais barata e livre de propagandas enganosas e invasivas.

 

Com isso, há um crescimento de sites e comunidades agregadores de links com promoções e cupons de descontos. Portanto, encontre seu nicho e veja como agregar seus links para aumentar a exposição dos seus produtos com cupom de desconto na internet.

 

4 - Influenciador digital

A estratégia de divulgar sua marca, produto ou serviço com influenciadores digitais têm sido cada vez mais usada nos últimos anos.

 

Então, se você já está com sua loja digital funcionando com um sistema de cupom de desconto, utilizar um influenciador digital para divulgar um código promocional, por exemplo, é uma ótima ideia para aproveitar a onda junto com os “influencers”.

 

 

Então, o que você está esperando! Comece utilizar estas estratégias para aumentar suas vendas.