Qual a diferença entre Marketplace e Loja Virtual?
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Qual a diferença entre Marketplace e Loja Virtual?

Não comece a vender online sem ler este post antes!

 

Tempo de leitura: 9 min.

 

Vender e comprar na internet, tornou-se tão comum quanto ir na mercearia da esquina. O acesso aos smartphones e redes móveis 4G facilitaram a navegação na web, assim como, bancos tradicionais e fintechs também possibilitaram a abertura de novas contas.

Com isso, houve uma explosão de compras online nos últimos anos, ainda somando as medidas de segurança de saúde com as pessoas passando mais tempo em casa.

Portanto, novos empreendedores e comerciantes que pretendem vender na internet, precisam saber qual a diferença entre Marketplace e Loja Virtual. Qual opção é mais viável? Ou vender nas duas ao mesmo tempo?

Todas essas dúvidas e muito mais, você fica sabendo a seguir. Acompanhe o post até o final onde separamos os prós e os contras do Marketplace VS. Loja Virtual.

 

Qual a diferença entre Marketplace e Loja Virtual?

 

Primeiramente, antes de começar o seu negócio na internet é necessário entender qual a diferença entre estes dois termos, Marketplace e Loja Virtual.

A internet é um ambiente descentralizado, onde é possível encontrar todo tipo de informação e produtos à venda. Indiscutivelmente, se você está planejando vender ou já vende de forma presencial, estar presente na web é essencial.

Mas qual a melhor forma de aparecer na internet?

Atualmente, os modelos de vendas na internet estão voltados para os Marketplaces de grandes empresas. Porém, o modelo de loja virtual desde os primórdios da web se mantém firme e forte.

 

Portanto, vamos saber qual a diferença entre Marketplace e Loja Virtual:

 

Marketplace

Marketplace é um termo em inglês, que faz junção de “Market”, que significa “mercado” e “Place”, que significa “lugar”. Essa expressão é usada tanto em espaços físicos, como também foi adotada no meio virtual.

 

Um Marketplace, nada mais é do que um local de compra e venda, ou comércio de bens, produtos e serviços em geral.

 

Na internet, o Marketplace é um sistema onde reúne diversos vendedores e diferentes produtos, com o intuito de atrair o usuário a encontrar o que precisa em um só lugar, podendo comparar preços, avaliações, fretes, formas de pagamento, entre outros atributos.

 

Ou seja, um Marketplace é como se fosse uma grande vitrine virtual.

 

Loja Virtual

Uma loja virtual ou e-commerce, é um site independente que oferece produtos ou serviços, onde os usuários podem realizar suas compras.

Na loja virtual se tem total controle do site, sem concorrência de outros vendedores.

Sendo considerado como primeiro modelo de negócio online, ainda continua como a melhor opção para os compradores.

 

Uma loja virtual possibilita inúmeros recursos de venda e pós-venda, fidelização de clientes, entre outras vantagens que veremos mais adiante.

 

Vantagens e Desvantagens
Neste tópico vamos abordar algumas vantagens e desvantagens de cada um dos modelos de negócio.

Vale ressaltar, que muitas vezes realizar uma consultoria como no Sebrae, por exemplo, pode orientar qual a melhor opção adotar.

 

Veja a seguir algumas vantagens do Marketplace:

 

Vantagens do Marketplace

A principal vantagem de um Marketplace é o volume de acesso, pois a maioria dos internautas estão em busca de produtos com o melhor preço, frete e prazo de entrega.

Geralmente sistemas de Marketplace concentram grande número de usuários já cadastrados, o que facilita na hora da compra.

 

Grandes sites de Marketplace, oferecem sistemas de frete grátis de acordo com o tipo e valor do produto.

 

As formas de pagamento dependendo do Marketplace pode ser facilitada por meio de cartões de crédito próprios.

 

— Porém, por mais atraente e facilidades que os Marketplaces oferecem, há também pontos negativos.

 

Desvantagens do Marketplace

A estrutura da página de um Marketplace costuma seguir um padrão no layout para todos os vendedores. O que chamamos de “sistema engessado”, sem possibilidade de personalizar e inserir a identidade visual da sua empresa.

Dependendo do Marketplace, existem taxas que são cobradas por cada venda. Podendo variar de acordo com o tipo de produto e preço. Acaba sendo uma desvantagem, pois é necessário calcular o seu lucro e acrescentar no valor final as taxas da plataforma. Tornando o produto mais caro.

Sobre o sistema de envio, também fica a critério do que há disponível na plataforma do Marketplace. Limitando as opções do cliente, em relação a frete e prazos.

Acontece a mesma desvantagem com as formas de pagamento. Muitos Marketplaces oferecem poucas opções de bandeiras de cartão e limitam as parcelas, dependendo do valor.

Vantagens da loja virtual

Primeiramente, vamos esclarecer que as vantagens aqui citadas são em comparação às plataformas de Marketplaces. Pois, existem também vantagens de uma loja virtual em relação à loja física.

A principal vantagem de uma loja virtual é o layout personalizado, onde é possível colocar a identidade visual da empresa atraindo a atenção do usuário. Muito diferente do padrão engessado que os Marketplaces oferecem.

Todas as vendas que são realizadas na sua loja virtual, o valor do produto vai direto para sua conta. Sem taxas e cobranças extras. Além disso, é possível implementar diversas formas de pagamento.

Com o sistema de loja virtual da WD SHOP, você tem um checkout transparente via Cielo, Redecard, Mercado Pago, Pagar.me, Itaú Shopline ou PagSeguro. São diversas opções.

 

Neste post do blog você fica sabendo porque é importante o Checkout Transparente na loja virtual.

 

 

As formas de entrega também podem ser oferecidas com diferentes tipos de serviços, além dos Correios, como por exemplo o Melhor Envio.

 

Em relação ao número de acessos e estatísticas de navegação dos usuários, todas as informações podem ser conferidas, podendo ser utilizadas para otimizar as vendas e direcionar os produtos para o público alvo certo.

 

O endereço de acesso da loja virtual é exclusivo, diferente de um Marketplace onde o domínio principal não é o seu. Saiba mais neste post aqui do blog sobre o que é domínio de um site e a importância para sua loja virtual.

 

Um sistema de loja virtual pode ser integrado a um aplicativo exclusivo, criando inúmeras possibilidades de aumentar as vendas tanto no site quanto no app.

 

Ficou claro que ter uma loja virtual é bem vantajoso. A seguir, separamos algumas desvantagens da loja virtual.

 

Desvantagens da Loja Virtual

As desvantagens de uma loja virtual, sem dúvida, compensam as inúmeras vantagens.

 

A primeira é o investimento, pois é necessário comprar o registro do domínio, uma hospedagem segura e ter a loja virtual. Tudo isso requer conhecimento e dinheiro. Porém, com o serviço da WD Shop você não precisa se preocupar com essas etapas, tudo isso é resolvido pela nossa equipe de desenvolvimento.

 

Entretanto, nos Marketplaces você não precisa investir nada para ter uma página com os produtos à venda, mas no final, paga as taxas por cada conversão.

 

Outra desvantagem que pode ser considerada, é: como o cliente encontrará a sua loja virtual? — Neste caso, estratégias de marketing digital e SEO são necessárias. Mas, mesmo em um Marketplace, também deve ser utilizado marketing digital. A diferença com a loja virtual é a possibilidade de analisar os dados do seu site e direcionar as vendas para o público certo.

 

Conclusão, Loja Virtual ou Marketplace

Em última análise, nada impede de você utilizar os dois modelos de negócio ao mesmo tempo, mas é preciso muita atenção.

Estar presente em diversas plataformas é capaz de sobrecarregar seu serviço, o que pode acontecer de clientes ficarem sem respostas, compras com envio atrasado, entre outros contratempos.

Se você está pensando em começar, saiba neste post aqui do blog o que precisa antes de abrir uma loja virtual.

A melhor opção a fazer é estudar bastante sobre o seu negócio, para não tomar decisões precipitadas. Mas você pode contar com a equipe da WD Shop e tirar todas as suas dúvidas para ter sua loja virtual e vender muito na internet.

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