Como rankear a sua loja virtual no Google de forma orgânica
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Como rankear a sua loja virtual no Google de forma orgânica

Tempo de leitura: 14min

Uma das grandes vantagens de vender pela Internet está na possibilidade de se conectar, de forma simultânea, com clientes de diferentes lugares do mundo. Mas embora a presença on-line facilite que sua loja virtual seja localizada, ter uma página, por si só, não garante que ela receberá uma boa quantidade de acessos, nem que esses acessos serão convertidos em vendas.

De acordo com uma pesquisa feita pelo E-commerce Radar, a média brasileira de conversão em lojas virtuais é de 1,4%. Isso significa que a cada mil visitas em um site, apenas 14 vendas são registradas. Esses são números que demonstram a importância de buscar planejamento e estratégias que aumentem a visibilidade do seu negócio na Internet.

Para atingir bons resultados no e-commerce, um dos segredos é apostar nas estratégias de rankeamento da sua loja virtual no Google, fazendo com que ela apareça entre os primeiros resultados nas pesquisas. Para saber como fazer isso de maneira orgânica, continue lendo.

É certo que estar entre os principais sites exibidos pelo Google como resultado de uma busca, aumenta as chances de cliques e vendas, além de agregar credibilidade ao seu negócio. Para conseguir esse bom posicionamento de forma orgânica (sem pagar nada por isso), é preciso personalizar seu site conforme algumas técnicas do marketing digital, como a de otimização para mecanismos de busca, também conhecida como técnica SEO. Falaremos sobre ela a seguir, mas primeiro... 

 

Entenda o Google

Antes de falar especificamente da estratégia para melhoria do rankeamentonos buscadores, é preciso entender como eles funcionam. Você já parou para pensar em como um mecanismo de pesquisa como Google, que tem uma base gigantesca de sites indexados, entrega tanta precisão no resultado das buscas ? Nós explicamos!

Para exibir um resultado de pesquisa ao usuário, o Google põe seus algoritmos para trabalhar. Sim, naquele milésimo de segundo entre o momento do clique e a visualização do resultado, muita coisa acontece! Os algoritmos são responsáveis pela filtragem dos resultados. São eles que fazem o cruzamento entre o conteúdo da base de armazenamento do Google e as palavras-chave utilizadas pelo usuário e, a partir disso, exibem o resultado mais relevante e aproximado possível para determinada pesquisa.

A filtragem de conteúdo não considera unicamente palavras-chave. Para afunilar os resultados o Google também analisa dezenas de outros fatores de rankeamento, desde os mais simples aos mais complexos. E seja por oferecer uma boa experiência de navegação, por demonstrar relevância do conteúdo ou por indicar a autoridade da página, cada um dos fatores analisados tem a sua importância.

Ter uma boa estratégia SEO e otimizar o seu site para atender a esses critérios é o que vai ajudar a melhorar o rankeamento da sua loja virtual de maneira orgânica.

 

Aplique a técnica SEO na sua loja virtual

Agora que você já entendeu como o mecanismo de busca do Google funciona, chegou o momento de saber como utilizar essa informação a seu favor. Para melhorar o rankeamento da sua loja virtual, é muito importante e necessário aplicar a técnica de Search Engine Optimization (SEO) que traduzida para o português significa “Otimização para Motores de Busca”.

Trabalhar a estratégia SEO é, basicamente, ajustar seu site para que ele apresente os fatores considerados relevantes pelo Google e assim permaneça entre os principais resultados nas buscas relacionadas. É essa tática que vai ampliar as chances de visualização da sua página de e-commerce por potenciais clientes, podendo render maior conversão em vendas.

Para ajudar na missão de rankear a sua loja virtual de forma orgânica, separamos fatores importantes que influenciam no posicionamento do seu e-commerce. Conheça alguns deles e comece agora mesmo a otimizar o site da sua loja virtual para garantir mais visibilidade e impulsionar o seu negócio: 

 

Estrutura do seu site

  • Segurança e confiança: Manter um site confiável, de conexão segura, e estabelecer um relacionamento de confiança com os usuários são fatores importantes para rankeamento no Google. Busque oferecer um processo de compra seguro e transparente. Desenvolva estratégias de confiabilidade entre loja e cliente. Deixe acessíveis informações sobre o atendimento, troca de produtos, devoluções e contato. Você também pode usar depoimentos de clientes antigos falando de boas experiências com seu produto. 

  • Tempo de carregamento: Se sua página on-line demora para carregar, provavelmente você está perdendo acessos e clientes, o que significa a queda no desempenho da sua loja virtual. Para evitar que isso aconteça, busque por ferramentas de teste de agilidade que ajudem a identificar e corrigir problemas de carregamento. O próprio Google oferece a ferramenta PageSpeed

  • Mantenha sua loja virtual bem organizada: Otimize a página para garantir uma navegação intuitiva e agradável aos clientes. Separe os produtos por categorias ou listas. Isso auxilia na filtragem dos itens e facilita que o usuário encontre o que precisa sem fazer muito esforço.

  • Responsividade: Ter um site que se adapta a diferentes tamanhos de tela, como as de TVs, tablets e smartphones pode fazer a diferença na hora da análise de rankeamento no Google. Considere que muitas pessoas fazem suas compras via celular. Oferecer uma página responsiva também quer dizer que você pensa na satisfação deste perfil de cliente. 

 

Experiência de navegação 

  • Tempo de navegação: O tempo que o usuário permanece navegando pelo site pode indicar que sua página oferece conteúdos interessantes. Isso demonstra a autoridade do seu negócio. Explore este fator! Busque atrair a atenção do cliente com conteúdos úteis. Sua página não precisa estar resumida à exibição dos produtos. Utilize-a, por exemplo, para ensinar algo e falar de curiosidades sobre os itens ou serviços que comercializa. Abuse do marketing de conteúdo para fazer com que o usuário fique por mais tempo navegando e consumindo na sua loja virtual. 

  • Evite anúncios que distraiam e atrapalhem a navegabilidade: É claro que os anúncios são importantes, mas eles não podem arruinar a experiência de navegação do cliente pelo site. Busque posicioná-los em espaços que não atrapalhem ou interrompam a visualização do conteúdo.

 

Conteúdo

  • Elabore uma boa meta description e título SEO: O Google se preocupa com as primeiras impressões do usuário em relação ao seu site. Por isso, você deve prestar atenção ao escrever o título SEO (que aparecerá em destaque como resultado da pesquisa) e a meta description (o texto curto que aparece logo abaixo do título,  descrevendo o que o usuário irá encontrar na página). 

 Sem título

 

Título e descrição precisam chamar a atenção do cliente e oferecer informações claras. Outro ponto importante, desde que seja feito de maneira sutil e inteligente dentro da estrutura textual de ambos, é a inclusão de palavras-chave. O tamanho sugerido para escrever a sua meta description é de, em média, 155 caracteres. O ideal é que a frase apareça por completo na tela. Para visualizar como a descrição será exibida ao usuário, utilize o simulador Spotibo.

 

  • Crie conteúdo bem elaborado: Para melhorar o desempenho do seu site é preciso apostar na criação de conteúdo interessante e que responda curiosidades do seu público-alvo. Trabalhe temas que tenham a ver com o seu segmento de vendas. Busque originalidade, escreva textos concisos, fáceis de ler e com boa organização.

  • Utilize palavras-chave: As palavras-chave são os termos,oo termos, relacionados a sua área de vendas, que serão escolhidos pelo cliente para fazer a pesquisa no Google. Digamos que ele esteja procurando por calçados para o dia a dia e faça a busca utilizando frases como “calçado confortável para trabalhar" ou apenas "tênis confortável”. Se o seu segmento de vendas são os calçados, é importante que essas expressões chave estejam presentes no seu conteúdo. Defina palavras-chave que se aproximem do desejo do cliente e utilize-as sempre que for adequado em blog posts, títulos e subtítulos. Uma outra estratégia interessante quando se trata de loja virtual, é otimizar a descrição dos produtos, incluindo a palavra-chave escolhida.

palavra

 

Seguindo o exemplo dos calçados, suponhamos que ao criar a descrição do item para cadastrá-lo na loja, a estratégia seria citar que aquele tênisé o “calçado feminino elegante e confortável ideal para quem precisa enfrentar um dia inteiro de trabalho”.

E para potencializar ainda mais a sua estratégia SEO, as imagens também podem ser otimizadas. Antes de fazer o upload da foto do produto no site, inclua a palavra-chave no nome do arquivo. Para identificar palavras-chave interessantes ao seu negócio, use ferramentas como Google TrendsKeyword ExplorerTagCrowd.

 

  • Utilize Link Building:  A estratégia Link Building é muito importante para o rankeamento de um site. Essa tática nada mais é do que incluir links de fontes relevantes em meio ao seu conteúdo e conquistar menções ao seu site em outras páginas da internet. 

 

Na sua página, busque fazer referência a conteúdos que tenham relação com o tema abordado. Use os links de maneira inteligente e otimize o texto para que eles sejam facilmente identificados pelo leitor. Os links utilizados podem ser tanto de outras fontes (externos) quanto do seu próprio blog e-commerce (internos). O objetivo é oferecer mais conhecimento ao consumidor e, ao mesmo tempo, aumentar a trafegabilidade nas páginas.

Outro ponto positivo dentro da estratégia do Link Building para a classificação no Google, é quando a sua página é mencionada como referência em outros sites pela Internet. Essas menções são fundamentais para a autoridade do seu negócio, principalmente quando aparecem em sites com bastante relevância. Isso indica que a sua loja virtual ou blog e-commerce é popular e uma referência na área de atuação. Para ser mencionado como fonte por outras páginas on-line, aposte na criação de conteúdo inovador, valioso e atraente. 

 

 

Conclusão 

Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para otimizar a sua loja virtual e ampliar a quantidade de acessos via Google, comece a aplicar o conceito SEO imediatamente. Essa é uma tática indispensável e se utilizada junto a outras estratégias de venda, pode fazer o seu negócio virtual decolar de vez.

Mas lembre-se: Permaneça antenado e esteja sempre por dentro das atualizações. Os algoritmos do Google estão em constantemente aprimoramento para exibir resultados cada vez mais precisos aos usuários. Você deve atualizar o SEO periodicamente, sempre buscando otimizar seus títulos, textos, descrições e páginas de produtos. Isso com certeza vai ajudar a melhorar o posicionamento da sua loja virtual de forma orgânica.

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