Instagram Shopping: aumente as vendas da sua loja virtual nas redes sociais
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Instagram Shopping: aumente as vendas da sua loja virtual nas redes sociais

Tempo de leitura: 10 min.

As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia, a maioria das pessoas com poder de compra estão online e usam uma ou mais plataformas. Se a sua empresa ainda não está presente em alguma rede social, está na hora de você entrar!

O Instagram, assim como o Facebook, são uma das duas maiores redes sociais que existem atualmente, distintas, porém interligadas, por serem do mesmo dono: Mark Zuckerberg.

Para entender melhor como funciona o Instagram Shopping e também, como você irá aumentar as vendas do seu e-commerce nas redes sociais do Facebook, Inc., acompanhe nosso artigo até o final.

Caso ainda não tenha uma loja no Instagram, a hora é agora de garantir seu perfil como mais um ponto de venda por lá.

E se você ficar até o final deste post, nós separamos 3 dicas que vão potencializar suas vendas no Instagram Shopping!

Apesar da internet hoje em dia ser um ambiente virtual mais seguro para se navegar, muitos internautas ainda não se sentem à vontade ou seguros, em acessar sites desconhecidos de e-commerces, e muitas vezes, ainda ter que inserir dados do cartão de crédito para efetuar a compra.

Por outro lado, as mesmas pessoas confiam mais em plataformas como o Facebook ou Instagram, então no momento em que você possui uma loja dentro dessas redes sociais a sua credibilidade aumenta, garantindo assim mais chances de conversão no seu e-commerce.

Este recurso de loja foi introduzido aos poucos, primeiro no Facebook, por volta de 2015. Logo depois do sucesso, foi implementado também no Instagram em março de 2017.

O instagram possui cerca de 130 milhões de contas, que interagem em publicações de compras mensalmente para saber mais sobre os produtos.

São 500 milhões de contas que visitam o Instagram Stories diariamente, 36% dos Instagrammers pesquisados nos EUA, afirmaram que adoram fazer compras e consideram isso um hobby.

O objetivo de implementar a modalidade de loja dentro das redes sociais, é aprofundar a experiência de compra sem sair do mesmo ambiente, como se estivessem passeando pelo shopping center. Permitindo assim, que os usuários examinem todos os detalhes dos produtos. 

Vale lembrar, que a aproximação com o cliente se torna bastante pessoal, pois é muito fácil também entrar em contato via mensagem para tirar dúvidas e ter um atendimento personalizado.

Vamos lá, você vai saber os primeiros passos para começar sua loja no Instagram Shopping e atrair mais clientes aumentando as vendas do seu e-commerce.

Depois de ler o artigo, saiba que suas vendas online nunca mais serão as mesmas.

Antes de seguir para o próximo tópico, se você ainda não tem um site e-commerce, o que está esperando para adquirir o seu? Conheça o WD Shop neste artigo que fizemos especialmente para você que está começando!

Como criar meu Instagram Shopping?

Agora que você já tem sua loja virtual com o sistema do WD Shop, é preciso habilitar o recurso na plataforma do Instagram. Mas tudo bem se você ainda não tem seu e-commerce, é possível criar uma loja mesmo assim. Veja abaixo #comofas, ou melhor, como fazer:

Primeiramente, para liberar o acesso da loja no Instagram, você precisa criar uma conta comercial, é bem simples: clique no Menu e depois em Configurações > Conta > Mudar para conta Profissional. Pronto! Mas ainda precisamos de mais um passo:

Também é necessário uma página do seu negócio no Facebook, ou pelo menos uma conta no Gerenciador de Negócios. Com o recurso ativado, seus produtos do catálogo do Facebook poderão ser marcados também em posts do Instagram, sendo assim, gerando vendas diretamente pelo aplicativo.

Para você que já é cliente da WD Shop, a “sacolinha” do Instagram já está integrada, ou seja, a plataforma da WD Shop integra seus produtos da loja virtual com o Instagram Shopping de forma automática. Basta copiar o link dentro da nossa ferramenta WD Shop e colar no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Requisitos do sistema Instagram Shopping

Vale lembrar que existem alguns requisitos para o Instagram liberar sua loja, confira as etapas abaixo e verifique se você se qualifica para usar o Instagram Shopping.

— Se sua resposta for sim para todas estas perguntas, abaixo, você estará aprovado, confira:

  • Sua empresa está localizada em um mercado aceito?
  • Sua empresa vende bens materiais?
  • Sua empresa cumpre as políticas comerciais?
  • Isso quer dizer, que se você está no Brasil, significa que o Instagram aceita empresas nesta localização.
  • É necessário que a sua loja venda produtos e não serviços.

Neste caso, você precisa ter plena consciência de quais produtos está vendendo. Há uma lista com 25 itens proibidos que incluem, por exemplo: produtos para adultos, bebidas alcoólicas, animais, partes ou fluidos corporais, exploração humana e serviços sexuais, drogas ilícitas ou remédios sujeitos à prescrição médica, armas de fogo, munições ou explosivos, entre outros... que podem ferir as políticas comerciais das plataformas. Confira neste link para ver a lista completa. 

  • Sua conta do Instagram é uma conta comercial?
  • Se você já seguiu nossos passos acima, sim, sua conta já é comercial.
  • Sua conta está conectada a uma Página do Facebook?

Mais um sim! Novamente, basta você ter seguido os passos, como nós já vimos.

Sua resposta foi SIM para todas? Parabéns, sua loja será aprovada.

Conectando-se a um catálogo

É necessário que você conecte seu perfil comercial do Instagram, a um catálogo do Facebook. Há dois modos de fazer isso:

  1. A primeira opção é usar o Gerenciador de Catálogos. Este método é no estilo “faça você mesmo”. Podendo criar um novo catálogo por conta própria.
  2. A segunda opção é conectar-se a um catálogo existente, como já citamos acima, onde você pode usar o sistema da WD Shop para isso.

Marcando produtos

Depois do Instagram Shopping liberado, você já pode começar a marcar seus produtos e exibir o almejado ícone da sacolinha de compras nos seus posts.

Veja como funciona, ao criar um novo post, que pode ser no feed ou nos stories, deverá aparecer a opção Marcar produtos. Para encontrar o botão no feed, procure logo abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas. Já nos stories, você encontra a marcação de produtos dentro da aba de adesivos.

Outro detalhe muito importante, é que você precisa marcar no mínimo, nove produtos para habilitar a aba Loja no seu perfil do Instagram.

Caso você ainda não tenha visto como colocar preço nos produtos, não se preocupe: o valor é postado direto do catálogo. Além disso, é possível editar as marcações depois da publicação.

Instagram Shopping finalizado 

Agora que você já tem sua loja pronta no Instagram, 100% gratuita, chegou a hora de lucrar com mais essa ótima ferramenta de vendas.

Para sair na frente da concorrência, separamos 3 dicas que vão fazer toda a diferença e potencializar as conversões no Instagram Shopping.

  1. Utilize #Hashtags

As hashtags, ou hashtag no singular, é um recurso usado na internet, que nada mais é do que um atalho mais rápido para que os usuários encontrem determinadas pesquisas de acordo com a hashtag usada. 

O mesmo símbolo é denominado na língua portuguesa como cerquilha ou antífen, popularmente conhecido também como jogo da velha. Porém é diferente do sustenido, símbolo usado na escrita musical.    

Para adotar uma hashtag, é importante você usar termos e palavras específicas para cada publicação de determinado produto, assim ajudando as pessoas a encontrarem exatamente o que precisam comprar. Os algoritmos estão cada vez mais precisos e otimizados, portanto, use as hashtags com sabedoria, veja o exemplo abaixo: 

— Se estiver vendendo roupas, como uma blusa branca feminina, use a hashtag como: #blusabrancafeminina ao invés de algo genérico como #blusafeminina.

Outro detalhe interessante, é que você pode fazer uma pesquisa no Instagram sobre a hashtag que está escolhendo. Perceba que o buscador irá apresentar uma lista ordenada com o volume de buscas de hashtags semelhantes, isso pode lhe ajudar a escolher qual a melhor opção

        2. Marque mais de um produto no mesmo post

 

Sem dúvida, esta é uma das grandes vantagens da loja no Instagram, pois é possível marcar até cinco produtos em cada publicação.

Então, tente marcar no mesmo post o maior número possível de produtos, sendo assim, mais fácil para o usuário navegar entre eles. Como também, aumentando as chances de vendas.

       3. Fotos dos produtos

Agora, para finalizar, o mais importante de todos: A foto!

Dependendo do seu produto, se caso é você mesmo quem produz. Ter uma foto de qualidade é muito, mas muito importante, mesmo!

Portanto, capriche na hora de tirar as fotos dos seus produtos. Pense na iluminação, qualidade da câmera, entre outros detalhes.

Bom, sobre este assunto temos muito o que falar. Pois afinal de contas é uma das partes mais importantes na hora do usuário poder visualizar o que você está querendo vender.

Quer saber mais sobre como tirar uma boa foto e vender de verdade na internet? Então, comenta lá nas nossas redes sociais no Facebook ou Instagram, se vocês pedirem, vamos preparar um artigo especial com todas as especificidades.

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E aí, gostou do nosso post sobre o Instagram Shopping? Espero que tenhamos ajudado você nesse mercado digital que não para de crescer. Sucesso nos negócios e boas vendas!