8 Boas práticas para fidelizar clientes na sua loja virtual
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8 Boas práticas para fidelizar clientes na sua loja virtual

Tempo de leitura: 8 minutos

A sua loja virtual está pronta para iniciar as vendas, mas você ainda não sabe como garantir a fidelização dos seus futuros clientes? Hoje, a WD House traz 6 dicas para você garantir uma experiência incrível para os usuários do seu e-commerce. São estratégias que agregam à cultura da sua empresa e geram reconhecimento e credibilidade para a sua marca. Tudo isso, em um processo que deve se aplicar a longo prazo, garantindo a identidade da sua loja virtual.

Uma das principais rupturas que as lojas virtuais devem enfrentar é a questão do contato com o seu público. A estratégia de fidelização é aplicada em diferentes etapas ao longo da jornada de compra do seu cliente. Por isso, conceitos como humanização da marca e usabilidade do seu e-commerce são essenciais para garantir o sucesso da fidelização entre os seus clientes.

Primeiramente, começaremos explicando para você dois dos conceitos citados acima para que, independentemente do tamanho do seu e-commerce, você garanta a fidelização dos seus clientes.

 

Usabilidade

é a facilidade do uso da sua loja virtual. Com a WD Shop, o seu e-commerce é otimizado para a função mobile, por exemplo. Se levarmos em consideração que cerca de 60% dos usuários brasileiros acessam a internet por smartphones, esse é um conceito que deve estar no topo das suas prioridades. Você deve garantir uma experiência incrível para o seu público: um e-commerce otimizado, ágil e intuitivo.

 

Humanização da marca

pessoas se conectam com pessoas. Por isso, as marcas estão cada vez mais humanizadas. Atualmente, a humanização deixou de ser uma tendência e passou a ser um pré-requisito para a sobrevivência de uma marca. Investir em tecnologias como chatbots, falar sobre os valores da marca e explorar ao máximo o conceito de brand persona da sua marca faz com que o seu e-commerce interaja com os usuários como se fosse uma pessoa de verdade do outro lado da tela. Isso também faz parte do processo de fidelização dos seus clientes. Afinal, por meio da identificação de valores da sua marca, você consegue se aproximar do seu público.

 

Confira 6 dicas para fidelizar os seus clientes

 

1 - Atendimento Individualizado

Um atendimento de qualidade é essencial, seja em lojas físicas ou virtuais, não é mesmo? A peculiaridade dos e-commerces é que o público está cada vez mais exigente. Com isso, além de um atendimento atencioso, você deve ter agilidade. Pesquisas apontam que o tempo de espera influencia diretamente na decisão de compra. É como se, indiretamente, o consumidor tivesse a sensação de que, ao realizar um atendimento ágil, a marca se importa com ele. E, já que você deseja fidelizar o seus clientes, nada melhor do que demonstrar o quanto os seus clientes são importantes, não é mesmo?

2 - Descontos Progressivos

Seguindo essa ideia de que o relacionamento com os clientes é importante para a sua marca, os descontos progressivos são uma excelente oportunidade para a fidelização. Você pode aproveitar oportunidades como as datas comemorativas para planejar ações para os seus clientes ou, até mesmo, oferecer descontos na segunda compra. Para isso é importante que você tenha organizado a sua lista de clientes e faça o disparo dos descontos progressivos por diferentes canais, como E-mail Marketing ou SMS.

3 - Avaliações no site

Pensando em tornar ainda mais real a experiência dos seus clientes com o seu e-commerce, as avaliações reais de compradores dos seus produtos expostas em um espaço que chame a atenção é uma estratégia assertiva para garantir a fidelização. Isso ocorre porque, ao expor avaliações, a sua marca se torna referência e aumenta a credibilidade entre os novos clientes. É uma questão de comportamento do consumidor: todos desejam saber mais sobre um produto que está sendo muito comentado na internet. Por isso, invista em brindes por avaliação e incentive que os seus clientes falem sobre a experiência que tiveram no seu e-commerce. Neste caso, devemos levar em consideração tudo o que já citamos sobre o cuidado para que todos os processos da jornada de compra do seu cliente sejam perfeitos. Isto é, sejam sucedidos por atendimento de qualidade, otimização do site, preço, agilidade na entrega e muito mais. A receita é simples: dê o seu melhor em cada processo e garanta que a jornada de compra do seu público seja incrível! Assim, a fidelização é questão de tempo.

4 - Tenha constância

Sabe aquela história de “quem não é visto, não é lembrado”? Na internet, isso acontece da mesma forma. Sabemos que a fidelização é essencial para garantir a sustentabilidade do seu negócio. No entanto, o que muitos empreendedores acabam por não dar atenção é na frequência que “oferecem” o seu produto ao seu público. Por isso é importante que a sua marca esteja nas principais redes sociais, tenha respostas ágeis e gere conversas com o seu público. É essa constância que vai gerar credibilidade e tornar a sua loja virtual referência para o público online. Funciona da mesma forma que o antigo “boca a boca”: as marcas que são constantes, se tornam referência por sua interação com público e são mais indicadas. É neste ciclo que a sua marca fideliza o seu público e gera novas experiências positivas que poderão ser replicadas nas avaliações do seu site.

5 - Coloque-se no lugar de seus clientes

a empatia é um dos principais exercícios dos empreendedores que atuam no ambiente virtual. Isso ocorre porque, se você tem uma loja virtual, você deve se colocar no lugar do seu público e identificar se as informações da sua loja fazem sentido para uma pessoa que está tendo o primeiro contato com a sua marca. Neste processo, você deve levar em consideração fatores técnicos, como: legibilidade dos textos, qualidade do conteúdo, disposição do conteúdo do site, qualidade das imagens/vídeos dos produtos, descrição dos produtos, área para contato. Você deve se colocar de fora e analisar criticamente o seu e-commerce fazendo o seguinte questionamento: “A minha marca passa credibilidade? O que me faria comprar este produto?” É neste momento que entram conceitos como os gatilhos mentais e também a otimização da loja virtual. Afinal de contas, nós queremos comprar de marcas que passam sentimentos como segurança, afetividade e credibilidade.

6 - Dê atenção às estratégias pós-venda

a jornada de compra do seu cliente se finalizou com sucesso: você concluiu uma venda! Mas, engana-se quem pensa que é neste momento que acaba o relacionamento com o seu cliente. Afinal, se o seu objetivo é a fidelização, você deve criar gatilhos para que o seu cliente volte à sua loja virtual. É neste processo de pós-venda que você pode (e deve) fechar com chave de ouro a experiência do seu cliente. Pode ser uma mensagem no WhatsApp para saber como foi a entrega do produto, ou até mesmo um E-mail Marketing dando dicas de como utilizar aquele produto. O importante é você garantir que o relacionamento seja mantido. Assim, a sua marca fica na memória afetiva do público.

 

Gostou das dicas de hoje?

Agora que você já está expert na fidelização dos clientes é hora de investir na sua loja! Com a WD Shop, a sua loja virtual fica pronta em até 10 dias! Nós ajudamos você em todo o processo de criação de sua loja online com a agilidade e a qualidade que o seu e-commerce merece.

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Escrito por RC Marketing Digital