5 dicas para sua loja virtual vender mais nessa Black Friday
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5 dicas para sua loja virtual vender mais nessa Black Friday

Tempo de leitura: 17min

   O mês de novembro vem chegando e com ele um dos períodos mais esperados do ano para vendas do setor de varejo: a Black Friday. Nesse momento, estar por dentro do contexto do e-commerce no Brasil e se manter atento às estratégias de venda, são fatores muito importantes para os lojistas virtuais que querem alavancar os negócios e ser destaque no mercado. Por isso, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o crescimento do comércio eletrônico e ainda te contar 5 dicas para vender mais nessa Black Friday. Continue lendo!

  É fato que a pandemia teve influência sobre o cenário das vendas. De um lado, houve a adaptação do modo de comercialização, o que fez com que muitas lojas migrassem para o ambiente digital. De outro, ocorreram mudanças no hábito dos próprios consumidores e até mesmo quem tinha um certo medo de comprar pela internet acabou se aventurando nessa nova experiência. Isso aconteceu tanto pelo período de fechamento das lojas físicas quanto pela necessidade de manter o distanciamento social. Em 2020, foram mais de 13 milhões de consumidores comprando online pela primeira vez.

   Os números mostram: Conforme a pesquisa "Perfil do e-commerce Brasileiro 2020", no ano passado o e-commerce bateu recordes e ultrapassou a marca de 1 milhão de lojas de venda online. Além disso, o ritmo de crescimento anual foi de aproximadamente 41%, chegando no faturamento bombástico de R$87,4 bilhões em vendas.

Leia também: E-COMMERCE ULTRAPASSA UM MILHÃO DE LOJAS ONLINE, COM UM RITMO DE CRESCIMENTO DE 40,7% AO ANO, MOSTRA PESQUISA “PERFIL DO E-COMMERCE BRASILEIRO 2020”

   Mesmo com a retomada gradativa das atividades e a reabertura de lojas físicas em 2021, o e-commerce continua expandindo. Conforme o relatório do Webshoppers 44, elaborado pela Ebit| Nielsen em parceria com o Bexs Banco, no primeiro semestre deste ano as vendas pela internet tiveram aumento de 31% em relação ao mesmo período em 2020. E claro,esse cenário é animador para os varejistas que buscam bons resultados com as vendas online durante a Black Friday.

 

Quer saber porquê ? Nós te explicamos!

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Se eu te disser que em 2020 as vendas online superaram as lojas físicas pela primeira vez durante uma Black Friday no Brasil, já dá pra notar que foi sucesso, não é ? E foi mesmo! Um levantamento feito pelo Neotrust/Compre & Confie, que considerou o período de 26 a 30 de novembro, mostra que a última Black Friday atingiu recorde de faturamento e superou os R$5 bilhões, somente em compras online. Com esses números, o cenário segue otimista!

E pra você que quer aproveitar a Black Friday 2021 para conquistar novos clientes e bons resultados com o comércio eletrônico, separamos 5 dicas que vão ajudar a alavancar as vendas:

 

 1 - Propaganda é a alma do negócio!

Como diz o ditado: Quem não é visto não é lembrado! Isso quer dizer que a Black Friday é o momento para investir em propaganda de qualidade. E para ser bem sucedido na hora de fazer o seu anúncio, esses passos são muito importantes:

  • Conheça o perfil dos seus clientes e direcione a propaganda para falar diretamente com eles.
  • Saiba quais produtos da sua loja são os queridinhos dos consumidores e aposte nesses itens;
  •  Use e abuse da criatividade na hora de anunciar. O anúncio pode ser o primeiro contato do futuro cliente com a sua loja. É ele que vai convidar o consumidor a avançar um passo rumo à conclusão da compra. Para que a sua propaganda se destaque, é ideal que ela seja breve e desperte a curiosidade do consumidor, além de oferecer uma boa experiência visual com fotos bonitas, cores e um estilo que tenha a cara da sua marca.
  • Comece a anunciar com antecedência. Não deixe para chamar os clientes em cima da hora. Não esqueça que a Black Friday é no final do mês e boa parte dos consumidores gostam de se planejar financeiramente para fazer compras. Além de divulgar as promoções com antecedência, estendê-las para além da sexta-feira também é super válido.

 

2 - Ofereça Descontos Reais

O aumento no número de consumidores que compram de forma recorrente pela internet está relacionado à confiança no processo e nos lojistas. Isso quer dizer que tentar tirar vantagem oferecendo falsos descontos pode arruinar a sua imagem e fazer com que sua loja perca de vez a clientela.

O esquema de maquiar os preços já é bem conhecido. Alguns lojistas aumentam o valor do produto dias antes da Black Friday e baixam durante a promoção, dando a falsa impressão de desconto. Nem pense em fazer isso!

Oferecer descontos reais é a coisa certa a fazer, até porque os consumidores estão cada vez mais antenados. Com o monitoramento e a pesquisa dos preços é fácil perceber quando uma Black Friday na verdade é uma grande fraude. Nesses casos, é comum que os consumidores denunciem o abuso nas redes sociais com o uso de tags de alerta como #blackfraude. E lembre-se: os órgãos fiscalizadores também estão de olho.

Sabendo disso, é hora de se preparar para oferecer o melhor custo-benefício e conquistar de uma vez por todas uma boa clientela.

 

3 - Esteja com toda estrutura preparada

 

Estar bem preparado para receber os clientes envolve todo um checklist. Para que você não esqueça de nenhum detalhe, nós te ajudamos:

 

  • Invista em diferentes canais de venda

Com a grande quantidade de empreendedores virtuais que querem se dar bem na Black Friday (sem contar as lojas físicas), trabalhar com diferentes canais de vendas é uma boa cartada para garantir ser visto no meio da multidão. Além disso, também é preciso que seus canais de venda estejam bem estruturados. Afinal, não adianta ter boa propaganda, mas não oferecer canais em boas condições de funcionamento.

 

  • Site

No dia 27 de novembro a busca dos consumidores por sites de compras será enorme. Para que tudo corra bem com as suas vendas, garanta que sua plataforma e-commerce está apta a receber muitos acessos e pedidos simultaneamente.

Para evitar problemas, faça testes e deixe a plataforma pronta para que não apresente lentidão ou caia e interrompa o fluxo de compras. Problemas operacionais desse tipo podem colocar seu faturamento a perder. Prepare-se e assegure que a experiência de navegação pelo seu site seja fácil e tranquila durante a Black Friday.

E não esqueça da versão mobile! Grande parte dos consumidores realiza compras pelo celular. Segundo divulgado pelo e-commerce Brasil em 2019, 85% dos brasileiros com smartphone compram online, e esse número vem crescendo. Pensando nisso, ajuste seu site para atender quem compra por celulares e tablets. Ofereça uma versão mobile de fácil navegação, carregamento rápido e layout adequado.

E se estamos falando em diversificar os canais de vendas, que tal pensar em integrar sua plataforma a redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp? Saiba como clicando aqui!

Segundo uma pesquisa do PayPal e da BigDataCorp, as mídias sociais já são adotadas por cerca de 69% das lojas online. Não fique de fora dessa tendência!

 

  • Facebook

O Facebook se mostra um ótimo ambiente virtual para a transação de negócios. A rede tem um grande número de usuários e ainda oferece boas possibilidades de gerenciamento das postagens e dos anúncios, além do marketplace. Os recursos de programar e impulsionar, por exemplo, são ferramentas úteis que garantem otimizar seu tempo e atingir mais pessoas. Outro ponto positivo dessa rede, é que ela é um bom canal de engajamento e interação direta com os clientes, além de permitir que você gerencie publicações do Instagram por meio dela.

 

  • Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram também traz boas oportunidades de negócios. Essa rede atrai os consumidores principalmente pela fotografia, então, capriche nos cliques. Com o Instagram Shopping, você tem a escolha de marcar na foto o produto que está vendendo. Através dessa marcação o usuário consegue visualizar a descrição e o valor do item. Conforme houver interesse, basta dar um clique e ele será direcionado a uma página com maiores detalhes, inclusive com o link do site da sua loja virtual.

Além disso, uma outra forma de alavancar as vendas por meio do Instagram é promover live shoppings. Esse novo jeito de vender vem fazendo sucesso e pode ser muito útil para o seu negócio.

 

  • WhatsApp

Uma terceira rede que pode ajudar a aumentar as suas vendas é o WhatsApp, que oferece até mesmo a versão Business. Com ela, é possível montar uma estratégia de maior proximidade com o consumidor. As listas de transmissão, por exemplo, são um bom recurso para manter os clientes informados sobre os descontos da Black Friday.

Além disso, o Whats pode ser um ótimo aliado na hora de valorizar os clientes antigos. Que tal apostar em oferecer condições diferenciadas ou exclusivas e enviá-las diretamente para o WhasApp do seu cliente?Ou então, quem sabe não é hora de dizer aquele “Oi, sumido” para os consumidores mais distantes e deixá-los por dentro das suas promoções? Para qualquer uma destas situações, a dica é disponibilizar um atendimento humanizado e fazer com que o consumidor sinta que tem toda a sua atenção.

 

  • Atendimento

Se existe um critério valioso e que pode determinar a volta do cliente, esse critério é bom atendimento. Como já dissemos, a Black Friday é uma data na qual a quantidade de vendas aumenta muito. Por isso, dentro de toda a estrutura é preciso preparar o seu atendimento. Garanta que a sua equipe tenha pessoas suficientes para dar conta do recado.

Também é muito importante que seus colaboradores conheçam bem os produtos, e que sejam ágeis na hora de responder aos questionamentos da clientela.

Entenda que quando falamos em atendimento não estamos falando somente do pré-compra. Um atendimento de qualidade engloba o processo completo (antes, durante e depois da compra). É fundamental que o atendente esteja atento e acompanhe todo o processo de consumo, podendo, até mesmo, se antecipar aos problemas e garantir a plena satisfação do cliente.

 

  • Estoque

A Black Friday é o momento de forrar os estoques, afinal,de que vale uma boa propaganda e bons preços se o cliente se deparar com produtos esgotados ? Lembra daquela história de saber quais dos seus produtos fazem mais sucesso? Então, esse é o momento para se planejar e oferecer os melhores descontos nesses itens. Reflita sobre quais produtos valem a sua atenção. Pode compensar mais oferecer os maiores descontos nos produtos mais procurados do que pequenos descontos numa variedade de itens que não despertam o interesse do consumidor. Estude quais itens tendem a ter mais saída. Sabendo disso, reforce o seu estoque e esteja pronto para vender muito nessa Black Friday.

 

  • Formas de pagamento diversas e checkout seguro;

Uma fase bastante importante do processo de compra é o momento da finalização: o checkout. Busque sempre facilitar a vida do consumidor e ofereça diversas formas de pagamento.Além dos boletos e cartões, atualmente, o pagamento com Pix e via QR Code são bastante procurados.

Outros pontos fundamentais nesse sentido são a facilidade, rapidez, segurança e transparência do checkout. Deixe bem claras as formas de preenchimento de dados, o valor final, o valor do frete e até mesmo as políticas de troca e devolução do produto. Tendo acesso a todas essas informações de maneira clara, os clientes se sentirão mais confiantes para finalizar a transação.

Leia também: PAGAMENTO COM QR CODE: 48% DOS BRASILEIROS COM SMARTPHONE JÁ USARAM A TECNOLOGIA EM 2020

 

4 - Preço baixo com frete alto não adianta

O frete é um dos principais motivos pelos quais há desistência de compras pela internet. Isso porque muitas vezes o preço do produto é super em conta, mas o valor do frete é alto demais e não compensa a aquisição online. A situação piora quando surge a combinação frete alto + prazo de entrega longo.

De modo contrário, quando o valor do frete, o prazo de entrega e o valor do item compensam, é sucesso! Para oferecer as melhores opções de frete na Black Friday existem alguns truques:

  • Avalie a possibilidade de frete grátis a partir de um valor mínimo de compra ou para clientes que morem em regiões mais próximas;
  • Não dependa apenas dos Correios. Os Correios têm uma demanda enorme de entregas em todo o Brasil e inevitavelmente alguns problemas operacionais acontecem. Por isso, trabalhar com transportadoras pode minimizar as chances de ter problemas com os prazos de entrega das suas mercadorias. Analise as possibilidades de ter transportadoras parceiras do seu negócio.

 

5- Ofereça motivos para o cliente voltar

Com todas essas dicas você já tem o que precisa para oferecer uma boa experiência durante o processo de compra e satisfazer seus clientes. Mas a nossa última dica é para fechar a sua Black Friday com chave de ouro e alcançar a tríade satisfazer, conquistar e fidelizar. Então a dica é:

Ofereça vantagens como descontos progressivos, “compre um leve dois”, cashbacks para usar na loja e até mesmo disponibilize desconto para as próximas compras. Quer motivo melhor para voltar a comprar numa loja virtual onde você foi bem atendido, recebeu o produto certinho e ainda tem mais descontos ?

 

Depois dessa leitura, é hora de colocar todas as dicas em prática e colher bons frutos com a sua loja virtual. Ainda não tem loja online ou quer melhorar a sua? CONHEÇA WD SHOP!

 

 

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Escrito por RC Marketing Digital