4 dicas para o seu Pet Shop vender online
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4 dicas para o seu Pet Shop vender online

Tempo de leitura: 6min4seg

 

Você é um apaixonado por pets, resolveu juntar o útil ao agradável, investir, e está abrindo o próprio negócio: um Pet Shop online. Saiba que este mercado vem crescendo muito no Brasil. No primeiro trimestre de 2021, o faturamento superou R$46,5 bilhões, mantendo o país entre os principais nesse nicho.

 

Conforme o Instituto Pet Brasil (IBP), os pet shops de pequeno e médio porte foram os responsáveis por quase metade da movimentação financeira total. Comparado a 2020, o crescimento das vendas no mesmo período de 2021 foi de 13,8%. E se o mercado cresce, você já deve imaginar que a concorrência em relação às vendas online também. Segundo o jornal Folha de São Paulo, atualmente o e-commerce representa 4,4% do faturamento e se mantém ganhando força.

Mas se de um lado os números revelam a alta concorrência, de outro, eles são o sinal de que sua loja virtual precisa se destacar para conquistar a clientela. Para te ajudar, separamos 4 dicas para o seu Pet Shop vender online.

 

1 -  Tenha um bom planejamento

 

Quando se trata de planejamento para o Pet Shop vender online, você deve começar pela definição do nicho de vendas. Tenha em mente quais são os objetivos da sua loja virtual e qual o público-alvo. Não esqueça: normalmente os animais têm um estilo de vida alinhado ao do tutor. Você deve avaliar qual tipo de tutor deseja atrair para o negócio. Isso influenciará no tipo e precificação dos produtos.

 

Dentro do mercado pet você terá diversas opções de itens nos nichos da alimentação, saúde, moda ou até mesmo educação. Se ainda não sabe o que vender, comece pelo básico. Com o tempo, conhecimento de mercado e da clientela, você saberá identificar o potencial de inovação e diferencial para aumentar as vendas - comercializar produtos personalizados poderá ser um caminho.

 

2 - Excelência em atendimento

Oferecer um bom atendimento é essencial em qualquer tipo de negócio. No que diz respeito às vendas online, o atendimento envolve um processo que vai desde o cadastro dos itens até a finalização da venda. Isso quer dizer que a plataforma da sua loja virtual deve ser eficiente, organizada, de fácil navegação e adaptável a dispositivos móveis. Ter produtos categorizados, boas fotos e boas descrições também é muito importante.

Com tudo isso, se o cliente ainda tiver dúvidas em relação a compra faça o atendimento de maneira gentil e humanizada. Não esqueça que, para muitos, os pets são como filhos. Uma dica importante é investir no treinamento de seus funcionários. Quanto mais souberem sobre os produtos e mais puderem ajudar os clientes, mais vantagens trarão para o seu Pet Shop vender online.

 

3 - Invista na fidelização dos clientes

Com um bom atendimento, preços justos e produtos de qualidade você já tem meio caminho andado para conquistar a clientela. Para dar um empurrãozinho, que tal criar um programa para fidelidade?

Considere que o Pet Shop é um serviço essencial. Principalmente quando se trata do nicho da alimentação, a frequência de compra é alta. Use isso a seu favor e ofereça um cartão fidelidade aos clientes. Pra isso, elabore um esquema de acúmulo de pontos e faça a troca por descontos e produtos. Outra dica é oferecer cashbacks para utilização nas próximas compras.

 

4 -Produza conteúdo de valor 

Uma forma de gerar conexão com os seus clientes e marcar presença entre tantos concorrentes é ter um bom marketing de conteúdo. Digamos que você use as redes sociais, como Facebook e Instagram, apenas como mostruário de produtos. Vá além: use as redes para dar dicas e ensinar truques de como cuidar dos animais. Crie textos atraentes e informativos que respondam dúvidas do seu público.

Quer um exemplo? Que tal fazer uma postagem com dicas para amenizar o calor e melhorar a qualidade de vida dos doguinhos no verão? Ou então, escrever sobre curiosidades de uma determinada raça de gato ou aves.

Enfim, use a criatividade para gerar conexão, empatia e manter o contato com os clientes. Essa dica também é válida para o blog que você pode ter junto a página do Pet Shop online.

 

Curtiu as dicas?

Agora que chegou até aqui está na hora de colocar tudo que aprendeu em prática.

Está  começando o negócio e ainda tem dúvidas sobre como estruturar a loja do Pet Shop para vender online?

Entre em contato conosco e conheça a WD Shop.

Te ajudamos durante todo o processo de criação da loja virtual ideal para o seu negócio. Tudo isso com rapidez e qualidade de serviços.