Qual a importância de ter um blog para minha loja virtual? Veja como fazer.
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Qual a importância de ter um blog para minha loja virtual? Veja como fazer.

Ainda nos dias de hoje, boa parte das empresas que estão na internet nem sequer possuem um blog.

Não obstante, muitos empreendedores e gestores devem pensar que investir na criação de um blog é mais uma tarefa para se preocupar.

 

Porém, esse é um ponto crucial para quem almeja se destacar online em um mercado cada vez mais competitivo.

 

No início dos anos 2000, os blogs eram as primeiras redes sociais da internet. Existiam poucos blogs com conteúdos sérios, educativos ou até mesmo corporativos.

 

Com o passar dos anos, outras redes sociais ganharam mais relevância, enquanto os blogs não deixaram de existir, mas podemos dizer que amadureceram.

 

Entretanto, quem planeja começar um negócio na internet ou já possui um e ainda não tem um blog, está na hora de entender os inúmeros benefícios dessa poderosa ferramenta de marketing digital.

 

Tenha em mente que ter um blog, uma vez que a maioria dos concorrentes não investem em blogs, certamente essa será uma grande vantagem competitiva para o seu negócio na internet.

 

No post de hoje você vai entender melhor a importância de ter um blog para sua loja virtual.

 

Conteúdo:

  • Compensa ter um blog para minha loja virtual?
  • Autoridade da marca na internet
  • Relevância no posicionamento do Google
  • Fonte de tráfego para loja virtual
  • Frequência das postagens
  • Estatísticas dos visitantes


 

Compensa ter um blog para minha loja virtual?

Primeiramente, essa é uma dúvida frequente sobre se vale a pena ou não, ter um blog para uma loja virtual.

 

Como falamos anteriormente, os blogs já deixaram faz tempo de ser um espaço virtual de coisas aleatórias, atualmente ser “blogueiro/blogueira” é uma profissão bastante requisitada no mercado de trabalho.

 

Um blog aprimorado da forma correta, pode sim trazer grande retorno para sua loja virtual ou negócio online. Mas vale ressaltar, que para obter resultados positivos é necessário muita dedicação ou ter caixa para investir em mão de obra.

 

Portanto, existe um peso na balança que você precisa calcular. Levando em consideração que a produção de conteúdo no blog, geralmente começa trazer ótimo retorno no médio e longo prazo. Com algumas exceções e casos de sucesso, um blog pode fazer com que sua loja virtual se torne um negócio milionário no curto prazo.

 

Autoridade da marca na internet

Os blogs corporativos fazem com que sua marca ganhe autoridade na internet. Ou seja, blogs de empresas que produzem conteúdo de qualidade, informativo e para um público alvo específico, assim como é o nosso blog aqui da WD Shop.

 

Um blog de loja virtual, pode gerar conteúdo sobre assuntos relacionados aos tipos de produtos vendidos, reviews, dicas para o consumidor, por exemplo. 

 

Isso mostra que você entende do assunto e apresenta embasamento teórico, mostrando autoridade e conquistando assim, potenciais clientes ou agradando ainda mais os seus seguidores.

 

Relevância no posicionamento do Google

A sua loja virtual ganha mais relevância nas pesquisas do Google com um blog, isso porque aumenta a quantidade de links do seu site com determinadas palavras-chave.

 

Entretanto, o sistema de rastreadores do Google que realiza a varredura na web, é capaz de entender o conteúdo dos sites. Ou seja, em um blog cada postagem precisa seguir alguns padrões para que o googlebot releve o link.

 

Um dos principais critérios é ter um post no blog com conteúdo inédito, então, nada de copiar e colar textos de outros concorrentes!

 

Por falar em concorrência, você precisa saber quais sites estão na frente da sua loja virtual nas pesquisas do Google. Para isso, basta realizar uma busca por determinada palavra-chave e analisar o conteúdo dos seus concorrentes.

 

Fonte de tráfego para loja virtual

Uma vez que o blog da sua loja virtual estiver ganhando relevância nos mecanismos de buscas, por conta do conteúdo original e da informação de qualidade, o tráfego aumentará de forma orgânica.

 

Este ponto é o “pulo do gato”, muitas vezes o cliente potencial acessa o blog e vai direto para loja virtual realizar a compra. Essa é a mágica, o poder de vendas que um blog oferece  e que muitas empresas ainda estão por fora.

 

Frequência das postagens

Acreditamos que nessas alturas do campeonato você já esteja ciente da importância que um blog tem para sua loja virtual.

 

Mas para que o blog tenha um desempenho excelente, é preciso alimentar ele com postagens frequentes.

 

A dica aqui é postar de forma que o seu público consiga acompanhar, mas que não fique muito tempo sem atualizações. Além dos seguidores, o sistema de indexação do Google também leva isso em conta, fazendo com que o blog perca relevância se não houver postagens.

 

Então, não adianta criar dezenas de postagens, publicar tudo de uma vez só e esperar o resultado. Tenha uma periodicidade sem deixar o blog no esquecimento.

 

Estatísticas dos visitantes

Para finalizar este post sobre a importância de um blog para sua loja virtual, vamos falar de uma parte mais técnica, porém que vale a pena você saber.

 

Muitas plataformas de sites mostram as estatísticas dos acessos ou utilizam sistemas de terceiros, como o Google Analytics.

 

Entender qual é o público que está visitando o seu blog, é muito importante para a produção do conteúdo ser direcionada.

 

Saber de qual região do país estão acessando, horário, idade, sexo, tempo de permanência nas postagens, entre outras informações que podem fazer com que o seu blog tenha resultados extraordinários.

 

Conclusão

Pois bem, você ainda tem alguma dúvida de qual a importância de ter um blog para sua loja virtual?

 

Neste post mostramos alguns pontos consideráveis, de que um blog pode trazer muitos resultados positivos para uma loja virtual, basta trabalhar corretamente e utilizar os recursos que essa ferramenta oferece.

 

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